segunda-feira, 26 de maio de 2008

MARIDO FIEL




Imagino que você nunca tenha lido e nem ouvido a história do profeta Oséias. Afinal, quem se interessaria por um livro da Bíblia, que fala de um homem recebendo uma ordem divina e casando com uma prostituta?! O fato de Oséias ter sido um profeta e após a direção de Deus ter casado com uma prostituta, parece uma utopia. Não somos atraídos por essa história.
É justamente por este motivo que hoje falaremos sobre a experiência de Oséias. Existem muitas revelações simbólicas nessa história. Oséias é apresentado como um marido fiel, que convive com as traições da esposa. Se considerarmos o que está escrito em Isaías 54:5: “Porque o teu criador é o teu marido”, concluiremos que Deus é o Marido e todos os seres humanos (tanto homens como mulheres) são a esposa. Vendo Deus como o Marido e nós como Sua esposa, podemos extrair preciosas revelações da experiência de Oséias.
Note que o marido era fiel, amoroso, perdoador, paciente, mas a esposa era infiel, adúltera e mesmo tendo um marido perfeito, corria constantemente atrás de seus amantes. Isso não parece absurdo? Mas é exatamente essa a situação que vivemos.
Sabemos que Deus é nosso Criador, que Ele é nosso Marido. E quando enviou Seu Filho para ser crucificado, Ele Se entregou por nós. Essa foi a maior prova de amor que poderíamos receber do Marido. Mas, parece que nos esquecemos dessa fiel prova de amor do Senhor por nós. Nossas atitudes revelam que recusamos o toque sincero do amor divino. A verdade é que somos como a esposa adúltera. Deus já provou Seu amor, mas preferimos continuar fazendo as coisas do nosso jeito. Achamos que sabemos governar nossa vida e que somente os que têm problemas é que precisam buscar a Deus. Consideramos a Bíblia um livro difícil de compreender e quando a lemos não concordamos com o que está escrito. Tudo isso comprova que desprezamos o Marido Fiel. Dia após dia temos desprezado o sacrifício de Jesus.
E mesmo sentindo nosso desprezo, o Senhor nos diz: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá” (Mt 4:17; Is 55:3). Mas Ele exige de nós uma única coisa: arrependimento.
Arrependimento é trocar a forma de pensar. Se antes pensávamos ser os responsáveis por nosso sucesso, agora sabe que Deus é quem nos dá o sucesso. Se antes pensávamos não precisar freqüentar a Igreja que pertence a Jesus Cristo (não a homens), agora sentimos necessidade de buscar ao Senhor em Sua Igreja. Se antes estáavamos convencidos que perdoar não era necessário, agora sabemos que é um princípio de Deus para ser vivido por nós diariamente. Essa transformação em nosso modo de pensar e de ver as coisas nos reconcilia com Deus. Passamos a ser mais do que felizes porque temos a presença divina em tudo o que fazemos.
Por isso, arrependa-se enquanto há tempo! Ainda hoje busque a reconciliação com o Marido Fiel.

Nenhum comentário: