sexta-feira, 13 de março de 2009

VAMOS VIGIAR E ORAR !

É TEMPO DE VIGILÂNCIA
JOSUÉ 7:1-13
LEIA TAMBÉM JOSUÉ 8:1-8
" Então, disse o Senhor a Josué: Levanta-te ! Por que estás prostrado assim sobre o rosto ? "
( Josué 7:10 ) É oportuno, tendo em vista que seu conteúdo fala do começo do povo de Deus na terra
da promessa. Creio que todos nós temos muitos sonhos, temos planos de conquistas para nossas vidas. A conquista no caso do povo de Israel começa pela travessia do rio Jordão que numa ação miraculosa de Deus se abre para que o povo o atravesse a pés enxutos; em seguida numa estratégia
novamente sobrenatural os muros de Jericó são derrubados.
A trajectória de sucesso até aquele momento é interrompida por uma derrota muito triste.
A causa disto foi o pecado que contaminou o povo e eles não ouviram Deus como vinham fazendo até aquele momento. Os capítulos 7 e 8 de Josué nos ensinam lições preciosas sobre um
processo de conquista:
NÃO PODEMOS BAIXAR A GUARDA
Até agora tudo está perfeito, tudo está correndo muito bem, então, parece que houve um certo
relaxamento por parte de Josué e o povo, tanto que o exército enviado para tomar a cidade de Ai foi de aproximadamente 10% da sua capacidade total.
É incrível perceber o exército que até aquele momento se mostrara totalmente submisso à direção e à vontade de Deus, por causa de um pecado, nem sequer ouve a Deus para dar o próximo passo. O pecado nos cega !
Na verdade o pecado até aquele momento estava oculto a Josué, mas trouxe consequências.
Houve uma certa auto-suficiência. Os espias enviados por Josué voltaram e disseram: "Não suba todo o povo; subam uns dois ou três mil homens, a feri Ai; não fadigues ali todo o povo, porque
são poucos os inimigos". ( Josué 7:2-3 ) Eles baixaram a guarda, eles subestimaram o inimigo.
Numa guerra nunca se pode subestimar o adversário.
Ex: Lembro-me do Presidente Bush no ano de 2003 dando uma entrevista comunicando ao mundo sobre a invasão que aconteceria no Iraque nas horas seguintes. No meu entender de uma forma auto-suficiente ele disse que em uma semana dominaria o Iraque. Neste mesmo pronunciamento ele disse a seguinte frase: "Não vamos aceitar nenhum resultado que não seja a vitória". Mais de quatro mil soldados norte-americanos já morreram ( ultima estatística de 25/03/08.
A nação mais poderosa do mundo não conseguiu dominar um país que tem o tamanho do estado da Califórnia. O que houve ? - O inimigo para os norte-americanos foi subestimados.
Quando tudo vai bem devemos redobrar a vigilância. Não podemos vacilar. Devemos sempre
estar atentos, 24 horas por dia.
DEVEMOS MANTER UMA BOA ESPIRITUALIDADE

O pecado havia minado o povo e despertado a irá de Deus. Isto trouxe influências catastróficas
para o exército bem-sucedido até aquele momento. Josué como comandante-em-chefe não escutou
Deus para saber como tomar Ai. Simplesmente ao ouvir o relato dos espias mobiliza de uma forma incontinente o exército e sofre uma derrota. "derreteu o coração do povo e se tornou como água" é que eles se prostraram diante de Deus para saber o que estava acontecendo, e eles o fazem de uma forma correta. No verso seis lemos: "Então, Josué rasgou a suas vestes e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a Arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre a cabeça".
Josué procura Deus, se humilhando, e quando isto acontece Deus revela o porque da derrota.
No capítulo 7:11 Deus diz a Josué : " Israel pecou, e violaram a minha aliança". É incrível como o pecado de um homem trouxe consequências para todo o povo. No verso 12 Deus fala novamente a Josué porque eles não venceram a batalha: "Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado, já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada".
Que expressão terrível "Já não serei convosco". A ausência de Deus foi a causa da derrota.
Quando Deus não está connosco as derrotas são certas.
Assim acontece connosco muitas vezes, quando as coisas vão bem a tendência é diminuirmos a oração, já não ouvimos a Deus para as nossas decisões.
Se estamos num processo de conquista e as coisas estão dando certo, a tendência é de relaxarmos. Muitas vezes nossas derrotas são em virtude da existência de pecados não confessados, pecados ocultos. Somente quando experimentamos a derrota é que nos prostramos diante de Deus para sabermos o que está acontecendo.
Que não seja necessário experimentarmos derrotas para nos voltarmos para Deus. Precisamos
manter uma ligação constante com Deus buscando sempre na intimidade do quarto de escuta saber qual a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para a nossas vidas.
DEVEMOS TRATAR O PECADO COM SERIEDADE
Ao revelar a Josué que a causa da derrota era o pecado, Deus mostra a saída no verso 13/ "Dispõe-te, santifica o povo e disse: Santificai-vos para amanhã porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir,
enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas".
"Enquanto não eliminardes". O pecado de Acã trouxe consequências para todo o povo e era vontade de Deus que ele fosse eliminado.
Josué tão logo recebeu a revelação de Deus sobre o pecado que minava o povo, o tratou com seriedade. Não ficou alisando foi firme. Tratou o pecado como pecado.
Tratar o pecado às vezes não é fácil, as vezes traz tristeza, dores; mas precisa ser encarado de frente, com seriedade. No capítulo 8:1 Deus diz a Josué: "Não temas, não te atemorize; toma contigo toda esta gente de guerra, e dispõe-te, e sobe a Ai; olha que entreguei em tuas mão o rei de Ai e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra".
"Entreguei em suas mãos". Só quando o pecado foi tratado com seriedade é que Deus novamente se junta ao exército e de uma forma perfeita e miraculosa entrega a cidade de Ai nas mão do exército de Josué. Muitas vezes enfrentamos derrotas em nossas vidas porque não tratamos o pecado com seriedade. Ex: O pecado é que nem bicho de pé. No começo ele incomoda um pouco, mas depois a gente se acostuma. Só que com o tempo ele faz estrago.
Pecado oculto é um câncer que corrói.
Deus só move sua mão para nos abençoar quando o pecado é eliminado de nossa vida.
VAMOS CONCLUIR : O povo se arrependeu do pecado e houve reconciliação. Desta forma mais esse passo rumo a conquista da terra prometida aconteceu sob a orientação de Deus.
Nenhum processo se completa se não houver a participação de Deus do inicio ao fim.
Reflita e sejam abençoados ! Mt.26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Um comentário:

https://prnatanaelsp.blogspot.com/ disse...

Meus parabens gostei muito de seu blog, que Deus continui te usando neste ministerio. Não esqueça de entrar no meu blog para seguir.