segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MAS UM FIM: ÉPOCA DE REFLEXÃO E MUDANÇAS

Chegamos, pela misericórdia de Deus, há mais um fim de ano. Essa época, festiva, deveria ser, também, reflexiva. Época de refletir sobre o que fomos nesse ano. Época de refletir sobre o que fizemos e/ou deixamos de fazer. Época de refletir sobre o que “morreu” ou “nasceu’” em nós. Época de reflexão.

Se nesse tempo do fim (de mais um ano) não houver tal reflexão, a passagem para o início (de mais um ano) não terá sentido, a não ser o cronológico. A reflexão do fim, se
necessário, deverá nos levar à mudanças de posturas para o início e se não houver tais mudanças no início, o próximo fim será o mesmo. Nada novo, surpreendente, abençoador. Sem reflexão, sem mudanças. Sem reflexão e mudanças perpetuamos o status quo.

Reflitamos, portanto, sobre:
1) Vida com Deus: Em 2011, minha vida esteve mais próxima ou mais longe de Deus?

Hoje, eu O conheço mais do que ontem? ABiblia diz “…Conheçamos e prossigamos em conhecer Ao Senhor…” (Os ). O texto se refere a um amadurecimento relacional com Deus. O texto trata de um amadurecimento espiritual, trata de uma evolução discipular. Fui, nesse ano, um melhor discípulo do que
no ano anterior?

Umas das marcas primordias dos seres vivos é a capacidade evolutiva e não havendo essa evolução, certamente, há alguma coisa não saudável em nós. Reflita e, se necessário, proponha mudanças para 2012.Recuse-se a ser o mesmo. Evolua.

2) Vida com o próximo: Como temos aprendido, quando minha vida está bem no plano vertical, isto é, com Deus, minha vida estará bem, também, no plano horizontal, isto é, com o próximo. Quando nos encontramos com O Pai, Ele mesmo nos remete aos seus filhos. O Encontro com Deus, portanto, minimiza e/ou extingue nossas posturas beligerantes. Avida com Deus apazigua o coração e estabelece a paz entre os homens. A Paz foi a marca, o sentimento dominante em seu coração nesse ano? Foi a marca de suas relações familiares? Foi a marca em suas relações de amizade? Se não, reflita e, se necessário, proponha mudanças para 2012. Como todos sabemos, nós somos o de nossos relacionamentos e se assim o é, a paz com meu próximo não é uma questão de escolha mas sim de sobrevivência.

Por falta de espaço, deixo aqui, como sugestão, apenas, essas duas áreas para relexão, até porque, creio eu, todas as outras áreas da vida dependem do sucesso dessas duas: a relação com Deus e com o próximo.

Desejo à todos vocês, membros dessa abençoada família chamada Igreja Batista Betânia, um feliz natal e um 2012 repleto de profundas experiências com O Pai. Que este seja o ano da concretização de seus sonhos e que entre esses sonhos esteja o Sonho de ser aquilo e/ou aquele que Deus sonhou que vocês fossem. Que O Eterno encontre prazer em estar em vossa presença e que a vossa presença seja um instrumento de Deus onde quer que ele vos leve.

Com amor, orgulho e gratidão,

Pr. Neil Barreto

Nenhum comentário: