sábado, 24 de setembro de 2011

PRECISAMOS ARRUMAR A CASA !


“Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Pôe ordem na tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR. E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. Então, veio à palavra do SENHOR a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos”. Isaías 38:1-5.
O que fez com que Deus mudasse seus planos foi a oração confiante do coração sincero de Ezequias. Embora a morte só viesse 15 anos depois, a ordenança de pôr ordem na casa deveria ser uma atividade constante, sempre no presente. O termo: “Pôr ordem na casa” era um sentido figurado que foi empregado para indicar que Ezequias tinha que arrumar sua vida num contexto geral. Semelhante ao caso de Ezequias, assim também devemos agir, isto é, arrumar nossa casa fazendo uma viajem em seu interior e não julgarmos como juizes impiedosos a fim de não morrermos aos poucos devido às doenças adquiridas pela não manutenção de nosso ”Eu pessoal”.
Se abrirmos as portas e mostrarmos a Deus os corredores que nos dão acesso aos mais complexos compartimentos do nosso ser e definirmos uma dependência total dos seus critérios, além de vermos exterminadas nossas mais agudas crises, nos conheceremos e nos resolveremos; pois somente através das atitudes como a de Ezequias é que se pode sair do âmbito de labirintos e ter uma vida acrescentada de experiências significativas.
Precisamos trazer a luz os cacaréus que estão a um considerável tempo na sala de espera. Veja bem que Ezequias não se conformou com a situação e a condição que lhe tirava a paz sua atitude foi imediata, mas não é bem assim que reagimos aos impasses, nós vamos nos acostumando a dizer: Amanhã eu vejo isso, depois eu cuido daquilo,outro dia eu faço….. E assim vamos retardando a varredura, acumulando a impureza que cada vez mais se torna pesada, por isso andamos curvados, sem imunização e usando fórmulas ineficazes para o desencargo de consciência.
No quarto escuro onde temos medo de entrar porque as recordações, os traumas, as acusações e os maus êxitos são marcas que estão estampadas na antiga porta, temos que acender as luzes da esperança e do perdão; pintar as portas com as cores da gratidão e humildade para conseguirmos descansar na cama da tranquilidade.Vamos então, enfrentar a bagunça armazenada no sotão que é o local onde reservamos coisas inúteis como, por exemplo; as crendices ilógicas que amarram nossa liberdade, as quais não abrimos mão, portanto, convidemos o Senhor para o nosso sotão e afastemos de lá as poeiras que jogamos debaixo do tapete do cinismo e da falsa aparência. Experimentemos descortinar os nossos corações e nos desengavetarmos da ociosidade que adia a plenitude de nosso ser para recebermos a irradiação solar das boas-novas.
Quando limpamos os cômodos gerais da alma e incineramos os lixos, vai-se aquele panorama de abandono; e enquanto entra a sensação de aproveitamento de tempo e espaço acompanhado de maior acomodação, nosso clima, agora já poético, nos livra da culpa; ficamos leves, com saúde, até o nosso rosto se aformoseia.
Ponhamos ordem em nossa casa, para que esta seja a morada de Deus e lar para abrigarmos tudo o que é bom.

Nenhum comentário: