quarta-feira, 16 de abril de 2008

QUAL TEM SIDO O SINAL DE ALERTA ?


SINAL DE ALERTA


Quando você sente uma dor no peito, a primeira coisa que você faz não é procurar um médico? Afinal, essa dor no peito é como um sinal de alerta de que alguma coisa não está bem no seu corpo. E digamos que você sinta essa dor e não dê muita atenção para ela. E com o passar dos anos a dor vai piorando até que um dia acontece uma coisa mais grave e você corre risco de vida. E então você se pergunta: “Por que eu não dei atenção a esse sinal antes?
O que antes era uma simples dor, agora quase tira a minha vida!”. Nesse exemplo, a dor no peito serve como um sinal de que alguma coisa está errada com o seu corpo. Mas, você sabe que o homem não tem apenas um corpo físico, ele também tem uma alma e um espírito. E assim como o seu corpo emite sinais de alerta, como a dor no peito, a sua alma, por exemplo, também pode estar emitindo esses sinais e você pode nem estar percebendo que há algo de errado com ela.
O Salmo 13, versículo 2, nos dá um exemplo de um sinal de alerta da alma: Neste salmo está escrito: “Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração a cada dia?”. Nessa passagem bíblica está bem claro que quando a nossa alma não está bem ela emite um sinal de alerta, que é, por exemplo, a tristeza. E a tristeza, em um nível maior, é a depressão. Você, por acaso, não vê esses sinais de alerta em você? Será que em tantos anos de vivência, nenhuma vez você ficou abatido, triste ou depressivo? Saiba que esse é um sinal bem claro de que sua alma precisa de cuidados. E quanto mais sinais, pior o seu coração está.
No início, vimos que o nosso corpo precisa de tratamento quando ele nos alerta de algum problema. Para isso, precisamos consultar um médico capacitado. Mas, e quando se trata de nossa alma, a quem iremos consultar? Só há uma pessoa que pode tratar de nossa alma e essa pessoa é o Senhor Jesus. Nós precisamos ir até Ele para sermos tratados. Para isso, precisamos ler o que está escrito em Mateus 11:28 e 29: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas”. Por essa passagem você conseguiu perceber onde está o descanso para a sua alma? Está em Cristo. Você apenas precisa ir até Ele através da oração e da Palavra de Deus.
Tome a Bíblia como o seu remédio, porque nela há as palavras de Deus para todos os homens. Em Hebreus 4:12 está escrito que a palavra de Deus é viva e eficaz porque ela consegue penetrar no seu coração e tratar da sua alma. Portanto, esteja atento aos sinais de alerta de sua alma. Busque a Cristo. Isso você deve fazer diariamente, orando e lendo a Palavra de Deus. Porque quando você lê a Palavra, o Espírito de Deus está sedo liberado para dentro de você, e Ele trará o alívio necessário que sua alma precisa.

Nenhum comentário: