terça-feira, 29 de julho de 2008

PURIFICAR A IGREJA


Todo homem fala sobre Igreja e, muitos, até freqüentam alguma Igreja. Mas, será que sabemos o que realmente é a Igreja? Devemos meditar na Palavra de Deus para resgatar a verdade do que é a Igreja. Precisamos compreender que Deus é o Criador e o Idealizador da Igreja. Somente o Espírito Santo edifica a Igreja, que é um organismo divino e não uma organização humana e natural.
A Igreja pertence à esfera do Espírito, onde Deus habita. Tudo que há no Universo foi criado por Deus, nada pertence ao homem. A Igreja é tudo aquilo que veio de Cristo, que pertence a Cristo. No livro de Marcos 8:15 está escrito: “Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo”. Existem duas maneiras de purificar a Igreja: guardar-nos do fermento dos fariseus e guardar-nos do fermento de Herodes. O fermento é uma substância que incha, que dá volume na massa e não tem consistência.
Os fariseus eram membros do judaísmo, que estudavam o Pentateuco, mas não praticavam o que conheciam. Sabemos que a lei do Velho Testamento condenava, porque tinha o objetivo de revelar ao homem sua natureza caída e pecaminosa. Porém, após a vinda de Cristo, a lei tornou-se vida através da punição do Senhor na cruz do Calvário. Agora temos o Espírito da vida, que cumpre a lei por nós.
O fermento é a religião vazia, a regra externa. Em Primeira João 2:27 está escrito: “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou”. Jesus está dentro de nós, Seu guiar é totalmente interno (1Coríntios 3:16). A Palavra de Deus é viva e nos impulsiona a mudar.
Por isso, se não estamos sendo transformados pela palavra que recebemos é porque algo está fora do padrão divino. Ou não queremos mudar ou estamos recebendo ensinos humanos. O plano de Deus é que conheçamos Sua Palavra, nos rendamos a ela, a pratiquemos e glorifiquemos ao Senhor Jesus.
A Igreja é um lugar de vida e não de religião. Vida é tolerar os insuportáveis, aceitar os outros como eles são, não prejudicar as pessoas, amar, andar em retidão. Religião vazia é não temer ao Senhor, é dizer que crê em Deus sem O obedecer, é andar segundo os conselhos humanos do que é certo e errado, do que se pode ou não pode fazer. Na Igreja, contudo, só existe “está escrito”, tal qual Jesus Cristo respondeu a Satanás, em Mateus 4.
O fermento praticado por Herodes é a tentativa de conciliar a Igreja com o mundo, sendo que eles são opostos entre si. A obra de Deus é interior, de dentro para fora. Quando permitirmos que o Espírito de Cristo nos purifique, mediante a nossa obediência aos conselhos de Cristo revelados na Bíblia, estaremos cooperando na purificação da Igreja.

Nenhum comentário: