segunda-feira, 25 de maio de 2009

O PERIGO DE MUITAS BUSCAS.


O PERIGO DE MUITAS BUSCAS.
                    ECLESIASTES 2:1-11 ( Um exemplo negativo de Foco ).
 DISSE eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade. 
 Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta? 
 Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida. 
 Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. 
 Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto. 
 Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. 
 Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. 
 Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.
 E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. 
 E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. 
 E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. QUAL TEM SIDO SEU FOCO ? SERÁ QUE TEM SIDO O MESMO QUE SALOMÃO TEVE NESTA PASSAGEM QUE ACABAMOS DE LER.....................................................
  Podemos aprender com os erros que muito custaram a Salomão. Desesperado, o Rei de Israel buscou várias metas irrelevantes em uma vã tentativa de satisfazer-se a si mesmo. O texto de Eclesiastes 2:1-11 oferece um bom exemplo de um Lider que não sabia como conseguir o que queria. Podemos nós colocar também neste momento como alguém em busca de muitas coisas, como  metas, sonhos etc.
   Salomão quando escreveu essas palavras, ele já havia atingido um alto nível de susseso, mas ainda se sentia vazio. Não conseguia apontar a razão por que a realização era algo que ainda lhe escapava. Uma vez que perdeu o FOCO,ele procurou em toda parte, atingindo todos os tipos de metas, mas nunca obteve satisfação. Lamentavelmente, ele tentou resolver um problema de dentro
com uma solução de fora.
    Salomão procura alcançar oito metas em Ec.2 ! Então, o que podemos aprender com esse Líder
acerca do nosso FOCO ?
     ___ Ele buscava muitas coisas em um espaço de tempo muito curto;
     ___ Ele buscava as metas erradas para atingir o resultado que desejava;
     ___ Todas as metas que satisfaziam o seu próprio "eu" estavam erradas;
     ___ Ele se desesperou porque nunca identificou o que realmente queria.

     Para mim o livro de Eclesiastes é um dos melhores livros da Bíblia Sagrada, ele responde muitas
das nossas atitudes erradas, insensatas. Podemos através destes ensinamentos escritos rever quais são os nossos focos, metas, sonhos etc.
     Salomão, no final, estreitou seu foco, mas, para isso, ele levou uma vida inteira e um livro inteiro.
( Veja Ec.12 ). Ele, finalmente, determinou o que era importante e o que ele realmente queria. LEIA 
o cap.12 todo e reflita e veja que tudo é vaidade, sem Deus não somos nada. Estarei colocando a conclusão do livro Ec.12:9-14 .
___ E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios. 
 Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade. 
 As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor. 
 E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. 
 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: TEME A DEUS , e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. 
 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. 

     E VOCÊ ? Você já imaginou qual é seu foco? Como você toma decisões importantes? Você tem
um método para determinar seu foco, baseado no que realmente tem importância ou no que realmente conta ? Considere a lista a seguir quando tiver de tomar decisões sobre onde investir seu
tempo e energia. Quando estiver diante de uma decisão, faça para si mesmo as seguintes perguntas:
     ____ Isto está de acordo com minhas prioridades ?
     ____ Isto está dentro de minha área de competência ?
     ____ Outra pessoa pode fazê-lo melhor ?
     ____ O que meus amigos de confiança dizem ?
     ____ Tenho tempo ?
REFLITA E FAÇA O MELHOR PARA DEUS !Do seu irmão em Cristo - Geraldo Prata.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Blogueros, depois do site de vídeos YouTube que revolucionou a internet no mundo todo, o
site CristaoTube está se destacando, o primeiro site de vídeos cristão. Na verdade o site é uma mistura de Myspace com Youtube, sendo único, com um design totalmente inovador e
estiloso.

Visite: http://www.cristaotube.com.br

Ele é o primeiro site de vídeos Cristão do Brasil, e melhor, nele você pode colocar músicas, clipes e ter o seu próprio Blog álem de ter acesso a notícias e matérias exclusivas.