terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

OS LIMITES DOS PAIS

Muito se tem falado sobre colocar limites para os filhos, pois eles andam fazendo coisas que não deviam e estão passando por insubordinados.
Esse pequeno texto tem outro objetivo: os limites dos pais.
Quando nasce uma criança em qualquer família a alegria é reinante. Passados os dias de alegria dá-se início ao período de educação daquela criança. Os primeiros anos dessa educação são cruciais e certamente determinarão toda a existência dessa criança. Todavia, essa tarefa educacional não será tão simples assim e ela, ao contrário do que muitos pais pensam, não acontecerá naturalmente, ou seja, os pais não têm a inclinação e nem habilidades natas para essa tarefa. Educar vai exigir esforço, abnegação e principalmente persistência para fazer o certo. Assim, que precisa de limites são os pais. Quando os pais compreenderem os limites da educação, eles serão bem sucedidos em impor limites para seus filhos e filhas.
Recentemente visitei um casal com um filho de aproximadamente seis anos. Os programas favoritos do menino são os Powers Rangers. É isso que o menino assiste a todos instante e se por acaso a família tenta assistir outro programa ele fica extremamente irritado e agressivo e assim para acalma-lo eles colocam os programas na TV. Extraí da Wikipedia um pequeno resumo dos Powers Rangers. Leia abaixo ao que o menino está exposto:

Há algum tempo atrás, havia uma dimensão mágica maravilhosa chamada Rutcore, onde todos viviam em paz. Mas então a escuridão veio para tomar o poder e uma grande batalha começou. Tudo parecia estar perdido quando uma pequena legião de bravos feiticeiros apareceu e mesmo em desvantagem, lutaram bravamente. E então o feiticeiro mais poderoso deles, Leanbow, criou um feitiço e prendeu todo o exército no submundo. O mal desapareceu do mundo da superfície. Mas com as grandes vitórias vêm as grandes perdas. O mundo humano nunca soube da batalha grande ou dos sacrifícios que foram feitos para salvá-los da destruição. Atualmente, um terremoto acontece e cria um buraco no portal que selava o submundo. Então uma grande feiticeira chamada Udonna alista cinco jovens: Nick, Vida, Madison, Chip e Xander, que são destinados a se transformar nos Power Rangers Força Mística, e lutar contra o exército do mal. O Xenotome concede aos Rangers o acesso a magia. Koragg recupera a memória e lembra que é Leanbow, e também que Nick, o Ranger Vermelho, é na verdade seu filho: Bowen. Diz a lenda que Bowen é a luz que nos livrará da escuridão.Com Leanbow ao seu lado, os rangers agora tem mais poder do que nunca e usarão esse poder para derrotar o mal.Leanbow se torna o Cavaleiro Lobo e o elemento é o Fogo, assim como seu filho Nick/Bowen. No final, Nick (Bowen), Udonna e Leanbow viajam juntos, verdadeiramente como uma família.

Voltando à minha visita. O menino estava super agitado naquela tarde. Apanhava uma espada de plástico e tentava lutar comigo. A mãe dizia algo e ele se afastava por uns segundos. Retornava chutando a minha perna. Quando eu pedia para ele não fazer aquilo, cuspia em mim. Isso porque o menino tem apenas seis anos. A mãe apenas dizia que ele é agitado, ativo.
Nesse caso eu pergunto: quem precisa de limites? Certamente os pais, pois se eles não conhecem os limites da educação, não terão capacidade e principalmente energias para dar limites ao menino.
Porque os pais se ausentam de colocar regras e mantê-las? Porque é mais fácil não se estressar com as birras, choros, zangas das crianças. É mais fácil colocar a criança na frente dos Powers Rangers ou de uma Internet e ficar tranqüilo por algumas horas. Esses pais estão entesourando nuvens escuras para o futuro dessas crianças e seus próprios. Estão transferindo para os bandidos e depois para o Estado a educação desse menino. A violência armazenada nesse cérebro encontrará em pessoas que também foram “educadas” da mesma maneira o ambiente ideal para dar vazão à sua violência (por favor, leia mais sobre os crimes cometidos por jovens da classe média-alta).
Se você se encontra nessa situação como pai e mãe e não sabe mais o que fazer, procure ajuda profissional enquanto ainda é tempo.

Nenhum comentário: