domingo, 24 de fevereiro de 2008

A PALAVRA DE JESUS À IGREJA NOS ÚLTIMOS DIAS



A PALAVRA DE JESUS À IGREJA NOS ÚLTIMOS DIAS
O Livro de Apocalipse contêm uma mensagem às sete igrejas históricas. O uso destas mensagens não é limitado à
essas
igrejas, ao contrário, não seriam incluidas na Escritura. Cada mensagem tem uma aplicação histórica e profética. Muitos
teólogos admitem que as sete igrejas representam um modelo cronológico progressivo da Igreja primitiva até os nossos dias e
aos dias futuros.
Ainda que não saibamos o dia e a hora do seu retorno, Jesus disse que saberiamos a época. Muitos crêem que vivemos
na época do seu retorno. Assim, a última mensagem, Laodicéia, profeticamente seria aplicada a nós. Note, primeiramente,
que a carta não foi escrita para a cidade de Laodicéia, mas à Igreja daquela cidade. Fixe-se nesta verdade enquanto você lê.
"Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da
criação de Deus " ( Ap. 3:14 ).
Jesus chamou a si mesmo de testemunha fiel e verdadeira. Fiel, porque é consistente e constante. Verdadeiro porque
somente falará a verdade ainda que não seja agradável. Fiel e verdadeiro falam dele como consistentemente verdadeiro, sem
levar em conta como reagimos ou o pressionamos.
Uma testemunha falsa, mente e bajula, dizendo somente aquilo que você quer ouvir às custas do que você
necessariamente precisa ouvir. Um vendedor desonesto quer o dinheiro que você tem e o tratará de forma mais cordial
possível; ele dirá somente o que você quer ouvir pois seu único objetivo é tirar de você. Na igreja recebemos pregadores e os
saudamos mui bem-vindos, pois queremos que nos digam o que queremos ouvir. Queremos ouvir apenas as coisas
maravilhosas e boas, negligenciando a verdade que tanto precisamos. O Senhor Jesus edifica e conforta mas não às custas da
verdade. Ele ama e perdoa, mas também disciplina e corrige. Veja estas palavras: "Conheço as tuas obras, que nem és frio
nem quente" (Ap.3:15).
Observe bem: Ele diz obras e, não, intenções. O caminho para o inferno é pavimentado de boa intenções. Como
sabia Ele do estado daquela igreja ? Pelas obras ou ações.
A ação daqueles que são frios é desobediência gritante aos olhos de Deus. Fingem ser uma coisa, sendo outra. Estão
perdidos e disto sabem muito bem. Sabem que não estão servindo a Deus e servem a outros deuses: o dinheiro, os negócios e
a si mesmos. Vivem pelo prazer do momento na orgia e na arruaça. Esta é a vida de um pecador ou de um desviado
assumido.
Por outro lado, aqueles que são quentes, são consumidos por viver para Deus; Ele os cerca por dentro e por fora. Tais
pessoas têm prazer em obedecer a Deus. Sabem, também, de sua verdadeira condição.
Jesus advertiu a esta última igreja que sua condição não era nem quente nem fria. Agora, veja esta declaração:
"Quem dera fosses frio ou quente ! " ( Ap.3:15 ). Esta declaração sempre me deixou intrigado. Por que diria Jesus a uma igreja
que preferia que ela fosse ou fria ou quente ? porque não disse que gostaria que fosse somente quente ?
Ele poderia ter dito: "Gostaria que fosses quente". Obviamente que o estado em que viviam ( em algum ponto entre o
frio e o quente), era mais desagradável a Deus do que ser apenas frio.
Como pode um pecador ou um desviado assumido estar em melhor posição do que os assim chamados crentes ? Ele
responde a esta pergunta, quando diz: "Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da
minha boca" ( Ap.3:16 ).
O que é ser morno? É algo que não está suficientemente quente para ser considerado quente nem tão pouco frio,
para ser considerado frio. Morno é o resultado da mistura de algo quente com algo frio. Tem calor suficiente por ter-se
misturado indelevelmente com o quente, e frio suficiente para passar desapercebido por frio.
As pessoas mornas se adaptam ao ambiente. Se estão ao lado de gente obediente, pegam um pouquinho do seu
sabor. São pessoas que conhecem a Bíblia, cantam hinos, usam um linguajar evangélico e seguem os mesmos clichês.
Se voltam para o mundo, pegam novamente o sabor do mundo. Podem não fumar nem beber, mas se comportam
como mundanos: são egoístas. Obedecem a Deus quando é agradável ou quando tem algum interesse pessoal. Na realidade,
são pessoas motivadas por desejos pessoais.
Jesus disse : "estou a ponto de vomitar-te da minha boca". Por que Jesus escolheu esta analogia ? Para obter a
resposta, precisamos saber porque uma pessoa vomita. Vomitamos aquilo que o nosso corpo não assimila. Um tempo desse
estive em Recife em uma sorveteria com minha família, meus filhos pediram um sorveite de chocolate, quando chegamos em
casa não demorou eles começaram a vomitar muito. agredito que o chocolate estava ruim e o corpo expeliu porque não era
bom para eles.
Jesus está dizendo: "Vou vomitar para fora do meu corpo aqueles que dizem que me pertencem, mas não são meus"
As pessoas "frias " não são enganadas. As "quentes " , também não. Mas as pessoas mornas são pessoas vítimas do engano.
Acham que são uma coisa, quando na realidade são outra bem diferente. É por isso que o juizo de Deus sobre tais pessoas
será mais severo do que para um pecador. O pecador, pelo menos, sabe que não serve a Deus, mas as pessoas mornas acham
que servem a Deus. Confessam que são salvas pela graça, quando na realidade caíram pela própria graça que confessam .
( Hb. 12:15 ). Este tipo de gente é mais difícil de ser alcançada. As pessoas que acham que são salvas não vêem necessidade
de salvação. É por isto que Jesus entra em detalhe a respeito da verdadeira condição desta gente: " Pois dizes: Estou rico e
abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu "( Ap.3:17 ).
Sem dúvida, crêem estar salvas, seguras e a caminho do céu! por que arrepender-se ? Se dizem nascidos de novo,
mas a vida que vivem negava tal afirmação. Por amá-lo tanto é que Jesus coloca o dedo na moleira deles: Vocês estão sendo
enganados. " Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor." Nem todos os que dizem ser salvos pela graça o são de fato.
O verdadeiro crente não é conhecido por aquilo que confessa; é reconhecido pelos frutos da obediência. " Assim,
pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz
a vontade de meu Pai, que está nos céus " ( Mt.7:20-21 ). Permita-me colocar estas palavras numa línguagem moderna: "Sim,
o meio de identificar uma árvore, ou uma pessoa é pela qualidade do fruto que dá. Nem todos os que falam como gente
religiosas são realmente assim. Tais pessoas podem referir-se a Mim como Senhor, porém apesar disso não entrarão no céu.
Porque a questão decisiva é se elas obedecem ao Pai do céu, ou não " ( Bíblia Viva ).
Disse mais Jesus : " Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado
em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi
explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade "( Mt.7:22-23 ). Na línguagem da Bíblia
Viva: "No juizo, muitos me dirão: Senhor, Senhor ! nós falamos aos outros a seu respeito, e usamos o seu nome para expulsar
demônios, e para fazer muitos outros grandes milagres. Mas eu responderei: Vocês nunca foram meus. Vão embora, porque
as suas obras são más " . Essas palavras não são minhas. Não é nada agradável pensar que há muitos irmão aos quais ser-
lhes-á negada a entrada no reino dos céus. Muitos dos quais expulsam demônios e realizam mílagres em seu nome.
As pessoas que faziam mílagres em nome de Jesus certamente já haviam sido salvas há algum tempo. Pessoas
que nunca professaram crer no nome de Jesus não poderiam operar no sobrenatural em seu nome.
Temos em Atos o registro dos sete filhos de Ceva que usavam o nome de Jesus para expulsar demônios. Eles
diziam: " Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega... Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem
é Paulo; mas vós, quem sois? " O texto acrescenta que aquele espírito maligno pulou sobre eles, dominou-os e eles tiraram a
roupa fugindo desnudos e feridos ( At.19:13-16).
Vemos, então, que pessoas não crente não conseguem expulsar demônios no nome de Jesus, ainda que o tentem
imitando os crentes. Isto reforça o fato de que em Mateus 7:22-23 Jesus estava falando das pessoas a quem foi-lhe negada a
entrada nos céus, ainda que o tenham seguido durante certo tempo de suas vidas.

Nenhum comentário: