quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DIA MUNDIAL DO DIABETES


No Dia Mundial do Diabetes, pacientes recebem dicas de alimentação e comportamento. Hospitais podem receber publicação gratuitamente; pacientes têm acesso online.

Capa do livro 'Comida que Cuida 2' (Foto: Reprodução)
Do G1, em São Paulo
Foi-se o tempo em que o diabetes condenava a uma vida de restrição alimentar. A medicina evoluiu e os médicos aprenderam que diabéticos podem comer de tudo, desde que com moderação e cuidado. E mais: a doença pode acabar se transformando em uma oportunidade para a pessoa aprender a ter uma vida mais saudável. Quem afirma são os médicos que participaram do livro “Comida que Cuida 2 –- o prazer na vida de quem tem diabetes”, publicado pela farmacêutica Sanofi-aventis e distribuído gratuitamente para os pacientes com o problema. Ricamente ilustrada, a publicação traz informações sobre como aproveitar o prazer dos alimentos sem se descuidar da saúde, com receitas detalhadas. E dá dicas de como fazer naquelas situações chatas, como, por exemplo, uma festa da empresa onde um diabético não pode aproveitar o mesmo jantar que os colegas. De acordo com os médicos citados no livro, o diabetes pode ser uma excelente oportunidade para as pessoas aprenderem o prazer de se cuidar. “Conheci uma escritora francesa que bebia, se drogava, vivia fazendo loucuras, até descobrir que tinha diabetes. Ela me disse: o diabetes salvou a minha vida, comecei a me cuidar, descobri outros caminhos para ser mais feliz”, afirma o endocrinologista Balduino Tschiedel, ele também pai de um filho diabético. A publicação também ensina que até os maiores “vilões” do diabetes podem ser convertidos em aliados. Os carboidratos, por exemplo, que muitos leigos acreditam que precisam ser cortados da alimentação dos diabéticos são, na verdade, essenciais para o controle da taxa de açúcar e devem fazer parte de toda a refeição –- com moderação. As frituras não afetam o açúcar do sangue, mas podem causar problemas cardiovasculares, que são ligados ao diabetes. Novamente, não é preciso se privar, mas vale o bom senso. A cerveja, altamente calórica, não precisa ser abandonada. É só seguir o que todo mundo fala até mesmo para quem não tem diabetes: beba com moderação. Ao beber, os diabéticos precisam monitorar as taxas de açúcar, porque o álcool pode provocar hipoglicemia. E nunca devem beber com estômago vazio –- é pedir para passar mal.
Dicas
Seus amigos insistem que um docinho não vai te fazer mal? O livro ensina: “fique firme, peça licença e coma o que é bom para você”. Se eles continuarem, vale a “mentirinha branca”. Diga que não passou bem durante o dia e eles vão te deixar em paz. Na festa da empresa, você não precisa explicar para todo mundo que é diabético para fugir dos coquetéis. Pegue um suco (de tomate temperado, por exemplo) e enrole com ele, bebericando devagar. Entre na roda, sem se preocupar. (G1)
Como conseguir o livro
A publicação será distribuída gratuitamente para hospitais e instituições de apoio aos diabéticos. Os pacientes podem ter acesso ao livro na internet, pelos links http://www.sanofi-aventis.com.br/, http://www.atmosferafeminina.com.br/ e http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/.
LIVRO ENSINA DIABÉTICOS A COMER COM PRAZER E SAÚDE.

Nenhum comentário: