sábado, 23 de agosto de 2008

SABEDORIA É O QUE QUEREMOS !


SABEDORIA CELESTIAL


O rei Davi, certa vez disse: “Senhor, como amo a Tua lei! Medito nela todos os dias. Os Teus mandamentos estão sempre comigo. Eles me tornam mais sábio do que os meus inimigos. Entendo mais do que os meus mestres porque penso muito nos Teus preceitos” (Salmo 119:97-99).
Para compreendermos a motivação do coração de Davi ao dizer estas palavras, precisamos considerar alguns fatos de sua vida. Sabemos que antes de ser rei, Davi era apenas um jovem pastor de ovelhas. Ele era desprezado por sua família e não tinha amigos. Os rebanhos eram a companhia de Davi. Ele não possuía educação escolar, não conhecia o viver em sociedade e não tinha instruções de como agir com as adversidades da vida. Contudo, foi a este jovem sem experiência, sem sabedoria e sem status social que Deus ungiu como rei de Israel. Essa escolha divina nos parece louca e descabida, mas é a mais alta manifestação da onisciência do Senhor.
Deus enxergou em Davi uma virtude muito elevada: a sabedoria celestial. Davi declarava que a Palavra de Deus o tornava mais sábio do que os mestres. Ele afirmava que sua sabedoria era divina e não humana. A sabedoria celestial não provém de muito estudo, de experiência de vida ou de ensino de homens. A sabedoria de Davi era fruto de sua comunhão com Deus. Era o falar do Senhor que dava pleno entendimento a Davi sobre todas as coisas e situações.
Lembro-me que certa vez, Davi foi injuriado e escarnecido por um homem chamado Simei. Naquele momento, Davi foi tremendamente humilhado e desrespeitado diante de todo o povo. Você pensa que ele se defendeu? Que ele se irou e se amargurou? Não! Davi apenas disse: “Se este homem me amaldiçoa é porque o Senhor lhe mandou e por isso ninguém o pode censurar” (2Sm 16:10). Essa foi uma manifestação da sabedoria celestial. Nenhuma filosofia, nenhum curso, é capaz de nos ensinar a discernir o que existe por trás de uma atitude, de uma circunstância ou até mesmo de uma palavra. Somente a sabedoria divina é capaz de fazer o homem conhecer o lado subjetivo de todas as coisas. Essa habilidade de enxergar além dos fatos é o que chamamos de “visão perfeita”.
Você deseja ter uma visão global sobre todas as coisas? Você deseja desenvolver estratégias que lhe rendam sucesso profissional? Você deseja saber como agradar e suprir seu cônjuge? Você deseja descobrir como educar seus filhos de forma que eles sejam pessoas de caráter? Então, você precisa fazer como Davi. Considerar a Bíblia, o bem mais precioso do Universo, e tomar os mandamentos divinos como padrão para todas as suas ações e reações.
Ainda neste dia, pegue a sua Bíblia, extraia princípios dela, e os coloque em prática nas situações que Deus lhe trará. Vou lhe dar uma dica: em Mateus, capítulo seis, versículo quatorze, está escrito: “Se perdoarem aos outros as suas ofensas, o Pai celestial também vos perdoará”. Aplique esse versículo! Se houver alguma oportunidade, perdoe! Agindo assim, você estará sendo mais sábio do que qualquer mestre.

Nenhum comentário: