quarta-feira, 5 de março de 2008

AUTO-ANÁLISE



AUTO-ANÁLISE


O Salmo 19 diz: “Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas”. Todos os dias, nós deveríamos pensar nessa afirmação. Você já percebeu que nunca temos senso de auto-análise, no sentido de descobrir se estamos inadequados? Nós sempre nos auto-analisamos para nos vangloriarmos. Nossos grandes feitos são constantemente rememorados em nossa mente. Acostumamos-nos a reviver os sucessos passados para nos exaltarmos. Porém, a Palavra de Deus afirma que devemos refletir sobre os nossos erros. É lógico que nunca discerniremos nossas faltas, enquanto não tivermos o senso de avaliar nossa fraqueza. Você pode observar que sempre temos razões e justificativas para cada erro que cometemos. Essa vida de razões nos torna intransigentes com as pessoas, porque nos consideramos “donos da verdade”.
Deus nos diz que não temos condições de nos avaliar. Toda análise que fazemos de nós mesmos é falsa, porque ressaltamos apenas nossas habilidades. Em João 14:6 está escrito: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Somente somos adequados para Deus quando obedecemos as Escrituras. Somente a Palavra de Deus é a verdade. A única verdade está em Jesus e Jesus é o Verbo, é a Bíblia. À medida que a conhecemos somos libertos e livres. Todos nós precisamos conhecer os mandamentos divinos. Apenas o Senhor Jesus pode nos livrar dos enganos que temos em nosso próprio pensamento.
Você já notou que constantemente nossa mente está julgando? Para cada pessoa, para cada situação, temos um rótulo. Contudo, no dia em que formos livres do domínio da velha natureza pecaminosa, deixaremos de julgar. O Cristo que habita em nós é cheio de amor. E o amor é dotado de liberdade. O amor aceita que as pessoas têm o direito de agirem como querem. Devemos compreender a verdade de que somos criatura de Deus e não juízes.
Em Jeremias 17:9-10 está escrito: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”. Quando confrontamos nossos pensamentos, atitudes e sentimentos com a Palavra de Deus somos expostos, porque enxergamos nossos erros. Então, temos que nos humilhar e clamar para que o Senhor nos transforme. A pior atitude que podemos ter diante disso é o “auto-aperfeiçoamento”. Quando somos reprovados pela Palavra de Deus, não podemos tentar simplesmente nos “melhorar”. Nossa única saída é nos render ao Senhor em total obediência à Sua vontade revelada na Bíblia. Leia o Evangelho de Mateus, capítulos 5, 6 e 7 e deixe essas Palavras de Deus entrar no teu coração. Nenhum homem se conhece, apenas Deus conhece cada homem.

Nenhum comentário: