quarta-feira, 19 de março de 2008

EDUCAÇÃO INFANTIL

As autoridades, os educadores, os próprios pais estão “surdos” aos gritos silenciosos das crianças
Andando pelas ruas de minha cidade, vi algo que me assustou. De um lado da rua, ocupando todo o quarteirão, um Fórum de Justiça, movimentado, cheio de seguranças. Prédio moderno, rico, vários andares, servindo à comunidade e trazendo justiça (sic) a todos os que o procuravam. Do outro lado, duas escolas públicas, sendo uma para o 1o. Grau e a outra para pessoas com surdez. Ambos eram prédios simples, desgastados, sujos, pouco movimentados, quase silenciosos.
Algo em mim, começou a ficar incomodado, porque sempre passei por ali e não tinha prestado atenção em como o mundo está invertido. Fiquei pensando: “Se os educadores, pais, professoras tivessem educado suas crianças, adolescentes e jovens desde pequenas nos caminhos de Deus, à maneira de Deus, certamente que não necessitaríamos de Fórum tão grande e com tanto movimento”. “Se nossas professoras e professores fossem melhor capacitados, valorizados, motivados, remunerados, não necessitaríamos de juízes, promotores, advogados ganhando fábulas de dinheiro a título de remuneração”. “Se tivéssemos mais cadeiras escolares, mais quadros, mais salas, mais laboratórios, mais recursos materiais, computadores, etc, não necessitaríamos de tantas cadeiras de espera nos escritórios de advocacia, nas dependências das varas judiciais, nos cartórios”.
As prioridades estão erradas. As autoridades, os educadores, os próprios pais estão “surdos” aos gritos silenciosos das crianças surdas e abandonadas! Quem está educando nossas crianças são os meios de comunicação, os "Shopping Centers", as babás eletrônicas, as escolinhas, as tias das creches de tempo integral. Educação é uma coisa e ensino é outra coisa. Não questiono o ensino tradicional, seja do infantil até o doutorado. Mas, por falta de educação moral e espiritual, temos hoje tanto movimento nos Fóruns brasileiros.
Mas existe solução? Logo a seguir, no mesmo quarteirão, Deus me mostrou a solução: passava uma carreta, carregando grandes estruturas pré-fabricadas para uma igreja que está sendo contruída perto dali. Mas aí pensei: construir igrejas é a solução? Já temos tantas e o mundo está cada vez mais violento, injusto, perverso. Deus disse: Não estou falando de prédios físicos, mas de santuários vivos! Estou falando da Minha Igreja. “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6:19)
Amado, viva o evangelho em casa, ensine a palavra, seja testemunho vivo do amor de Deus que pode transformar as pessoas. Valorize seus filhos, ensine-os todos os dias nos caminhos de Deus. Seja participante na edificação espiritual de seus filhos, tornando-os santuários vivos para que o Senhor habite neles. “ E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles” (Ex 25:8).
A palavra de Deus diz “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Dt 6.6-7). Diz também: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Pv 22:6). Nós temos obrigação de educar, moral e espiritualmente, nossas crianças. A obrigação não é do governo nem dos professores. O governo tem obrigação de ensinar, mas a educação moral, nos princípios de Deus, esta é dos pais. Deus já gravou no coração de todos, inclusive das crianças, a norma da lei (Rm 2:15), mas compete aos pais despertar este conhecimento e os princípios divinos.
Por isso, vamos orar para que os pais e professores obedeçam a Deus, ensinando as crianças com amor e sabedoria do alto, em todo o tempo. Vamos orar também pelas nossas autoridades para que elas tenham sabedoria na administração dos impostos e na definição de prioridades que valorizem o ensino tradicional.
Caso você queira saber mais sobre educação de filhos, existe um ministério que tem muito o que ensinar aos pais. Chama-se Educação de Filhos à Maneira de Deus, com sede em Pompéia, São Paulo, site www.educacaodefilhos.org.br, email: gfi@educacaodefilhos.org.br
Jesus Cristo passava mais tempo ensinando, educando do que pregando ou curando. Ele desejava ardentemente transformar almas, transformar o caráter de seus discípulos.
Que a paz do Senhor esteja com todos.

Nenhum comentário: