sábado, 22 de março de 2008

SCHNAUZER




O Trio alemão Os SCHNAUZER'S(Standard - Gigante - Miniatura ou Anão)
Origem: AlemanhaClassificacao: Grupo II (de trabalho)Padrao: #181= Gigante (Riesenschnauzer) - Sal e Pimenta ou Preto - Guarda e defesaPadrao #182= Standard (Schnauzer ou Mittelschnauzer) - Sal e Pimenta ou Preto - Guarda e defesaPadrao #183= Miniatura (Zwergschnauzer) Sal e Pimenta, Preto, Preto/Prateado e Branco - Vigia e Compania
Origem da raça:Poucas nações trabalharam tanto no desenvolvimento de raças caninas como os alemães - - praticamente desenhando uma raça - sempre visando as necessidades do homens como para guarda, pastoreio, caca, considerando sempre as condições climáticas, geográficos, etc..
A raça dos três Schnauzer - Gigante, Standard e Miniatura – são uma delas, hoje consideradas entre as mais amadas no mundo inteiro. Originalmente conhecidos como Pinscher, agora Schnauzer, nome derivado da palavra alemã 'Schnauzer' (significando focinho) devido as sobrancelhas e bigodes de pelo eriçadas absoluta característica desta arca.
O protótipo:O Schnauzer Standard e' o mais antigo das 3 Raças e considerado o protótipo do Gigante e do Miniatura. Os primeiros Schnauzer dizem existir desde do século 15 pois vários notáveis pintores (entre eles Rembrandt) retrataram los nas suas pinturas. Os Gigantes temos noticia de já' terem existidos nos primeiros anos de 1600 e os Miniaturas foram exibidas como raça definida em 1899. Independente se seus tamanhos se assemelham nas suas aparências caracterizados pela quadratura e seu atrativo pelo de arame e suas sobrancelhas e bigodes eriçados. Mas mesmo assim são 3 arcas distintas com suas características absolutamente definidas.
O Schnauzer Standard: O Schnauzer Standard supõe-se de ser desenvolvido pôr cruzamentos entre Poodle pretos e Wolfspitz (Keeshound). O preto do Poodle o sal e pimenta definitivamente do Wolfspitz. O Schnauzer tem uma estrutura robusta entre 45 e 50cm de altura na cernelha. As fêmeas sempre um pouco menor. Esta raça robusta aprende rapidamente e e' suficientemente inteligente de pensar e agir pôr iniciativa própria. O Standard continua ser pouco conhecido no meio canina, especialmente no Brasil. Ele e' um cão de família excepcional. Descrito pêlos seus donos como leal, de fácil adaptação, nem nervoso, nem agressivo sendo um companheiro fiel as crianças da casa com raros problemas de comportamento. São inteligentes e de fácil aprendizagem mas não servem para pessoas moles e indecisas.Métodos firmes e rígidos nos ensinamentos básicos de obediência são essenciais para ter nele um bom companheiro na convivência diária. Precisa de exercícios moderados, não devendo ser socado no fundo de um quintal ou fechado num canil sem convivência humana. Ele fica adulto entre 2 a 3 anos, mas parece ficar jovem ate a idade avançada. Antigamente um cão de guarda de casa e fazenda se adaptou hoje também para o convívio nas casas das cidades grandes.
O Schnauzer Gigante:Enquanto os pastoreiros se satisfizeram com o Schnauzer Standard para o seu trabalho, os fazendeiros de gado na Baviera procuravam para um cão de mais tamanho. Para satisfazer os fazendeiros, os pastoreiros então cruzaram o Standard com um cão entregador de leite muito comum naquela época. Usaram eventualmente ainda alem de um pastoreio de pelo longo o Dogue Alemão para definitivamente refinar a raça . O Bouvier de Flandres, também cão de tração, também foi definitivamente usado no desenvolvimento do Schnauzer Gigante.Antigamente conhecido como 'Muenchener Bierschnauzer' , se tornou um cão de trabalho muito popular nas cervejarias e como cão policial. O conhecido estudioso e criador da raça Riesenschnauzer ,Dr Calaminus de Hanau, nunca revelou a verdadeira origem deste Bierschnauzer e mesmo perguntado com muita insistência manteve isto como segredo ate' a sua morte.O Schnauzer com tamanho entre 60 e 70cm de altura na cernelha e' um cão poderoso leal e muito carinhoso com os seus donos e família e bastante desconfiado com estranhos adorando crianças. Sempre alerta e como diz um criador: sempre querendo chegar a porta antes da campainha ter tocado. Incansável em todas as suas atitudes. Pôr isto e' essencial um rigoroso treinamento de obediência. Mesmo sendo um excelente cão para o convívio dentro de casa, já' pelo fato de não perder pelo, ele necessita bastante espaço e exercício. Tem uma vida longa (12 a 15 anos) que não e' típico para raças deste tamanho.Visite: www.schnauzergigante.com.br
O Schnauzer Miniatura ou Anão:
Mesmo sendo pequeno, 30 a 35 cm, o Schnauzer Miniatura acha que pode ser considerado um cão grande: ele não mede tamanho. Na sua aparência o Miniatura e' um cão amigável, vivaz sem ser agitado mas ele sempre acha que e' um cão grande e reage como tal. Muitas vezes considerado o cão de celebro humano fato pelo qual esta tomando certas atitudes puramente humanas e não caninas. Por isto dependem da compreensão e companhia de um ser humana. Ele se adapta facilmente e gosta de um certa rotina no seu dia a dia. Possui excelente memória e não e' raro de reconhecer amigos ou antigos donos ou os criadores após longos tempos de ausência. Ele e' um caçador nato de ratos ou roedores pequenos. Possui o temperamento de trabalho e as qualidades dos outros Schnauzer e e' isto que faz dele hoje em dia ser um dos mais queridos animais domésticos em casas ou apartamentos. Julga as pessoas no primeiro contato com muita seriedade e reage a altura. Digo sempre, como antiga criadora: 'Se não for com a cara da pessoa, pode ficar de olho e um pé para traz'.Sobre a teoria da origem do Schnauzer Miniatura existem inúmeras versões. A mais defendida e' o cruzamento do Standard com o Affenpinscher. Nos Estados Unidos definitivamente ainda foi usado o Poodle para obter mais pelo que infelizmente trouxe também muita não desejada textura sedosa no pelo. Também houve muitas variantes de cores ate' que se firmassem no padrão atual da raça as cores assim definidas: preto puro, sal e pimenta, preto e prata e mais recente a cor branca. Doravante existem na raça Schnauzer Miniatura também 4 variedades distintas de cores que também são julgadas separadamente nas exposições. Pelo padrão da FCI elas não devem ser acasalados entre si. Na criação nos Estados Unidos porem não existe esta proibição.
Apesar de originalmente ser um cão para exteriores, por ser muito rústico, servir para alarme e até mesmo caça, reune atributos que fazem dele um cão ideal para conviver dentro de casa ou apartamento e acompanhar seus donos em passeios diversos.São principalmente:
•Não ter cheiro •Não babar •Não soltar pelo •Extremamente fiel e companheiro •Muito inteligente e simplesmente apaixonante •Ideal para crianças desde que no convívio delas desde pequeno e conserva bom humor mesmo na fase adulta.•Adapta-se muito bem e além disto ainda assume a personalidade da casa e das pessoas com quem convive.É interessante que se trabalhe o lado social de um miniatura, já que a maioria das pessoas que adquirem um exemplar destes não procura um cão de alarme e sim um grande companheiro.
Vivendo com o Schnauzer:Cães como pessoas diferem muito no seu caracter, mesmo pertencendo a mesma raça. O PADRÃO DA RAÇA do Schnauzer Miniatura comenta: O Schnauzer Miniatura típico e' alerto, cheio de vida porem obediente ao comando. Ele e' amigável, inteligente e tem um prazer de agradar. Ele nunca deve ser super agressivo nem tímido. Faltas: Timidez ou agressividade. A inteligência do Schnauzer se expressa de varias maneiras. Olhando na sua cara se sente a atividade mental, a sua absoluta amável personalidade. A capacidade de aprendizagem de um Schnauzer e' indiscritível, limitado somente pela paciência de seu professor. Como regra aprende rápido e pode se ensinar a ele quase tudo que um cão e' apto a aprender. Seu temperamento e' doce, amigável e leal, porem não e' submisso de jeito nem um. Pessoas que querem ter um cão leal e fiel certamente vão adorar ter um Schnauzer.
Pelagem:A característica mais marcante da pelagem de um Schnauzer Miniatura e' que ele não perde pelos. Ela e' dupla. A externa deve ser compacto, duro de arame e o mais cheio possível. Uma pelagem inferior suave e lanosa suporta esta pelagem externa. A pelagem externa e' trimada (stripping) isto para exposicao, para delinear os contornos característicos e manter a textura que deve ser duro ao tato. Os Schnauzer caseiros (pets) normalmente são tosados curtos que tiram este correto pelo de arame mas dão para o cão um aspecto atrativo limpo e bonito. Bigodes e sobrancelhas são mantidos compridos para sublinhar o aspecto típico da raça. A pelagem das pernas também e' mantido cheio e comprido. Mas não em demasia que tiraria o aspecto de robustez do cão.Como o Schnauzer também não ter o cheiro típico de cão acrescentado de não perder pelo se torna o cão ideal para apartamentos e pessoas que são alérgicas a pelos de animais domésticos. A tosa pode ser feita em petshops ou clinicas veterinárias mas sempre e' preferível de entregar este serviço de tosa a pessoas que são especialistas na raça.
Comprando um Schnauzer:Quando determinado a comprar um cão considere todas estas circunstancias na escolha. O cão ideal e' criado no ambiente familiar, junto ao convívio das pessoas, não num canil longe das vozes das pessoas, ele deve ser amigável, deve estar em boas condições de saúde. Ser alegre, não ter caspas, odores fortes, ouvidos limpos, dentes alinhados e em tesoura, ( a parte superior deve passar levemente sobre a inferior)suas fezes devem ser firmes, ter os dois testículos, as pérolas do amor (no caso de ser um filhote macho). E nada disto vem pôr acaso.Pôr isto procure sempre um criador idôneo de boa reputação na aquisição de um filhote ou de um adulto. Pergunte sempre para ver os Paes e também os irmãos de ninhada. Eles devem ter o aspecto saudável, serem amáveis e brincalhões, cheio de vida. Filhotes que se escondem, rosnam ou são agressivos não interessam. Se você gostou do comportamento e o aspecto dos pais você provavelmente vai ser muito feliz com a sua escolha quando depois crescidos. Um criador experiente vai ter prazer em assistir na escolha do filhote seja para exposição, futura criação ou simples como companheiro. Os criadores são a melhor fonte de informação, e você deveria fazer muitas perguntas antes e também depois de adquirir o seu filhote. Criadores de renome que dão (são) uma certa garantia contra eventuais problemas hereditários devem ser considerados como criadores responsáveis e devem ser procurados. Falta de informação pôr parte do criador não e' bom sinal.Ter de um Schnauzer na sua vida e' uma benção, se você realmente se dedicar a este maravilhoso cão. As recompensas da companhia de um Schnauzer são muitas e se você uma vez possuiu um Schnauzer garantidamente nunca mais vai querer ficar sozinho sem a companhia de um SCHNAUZER.
Livros sobre Schnauzer:'Miniature Schnauzer Today' de Peter Newman publicado pôr Ringpress Books Ltd., Inglaterra'The World of Schnauzers' de Johan Gallant, criador na África do Sul publicado pôr AlpinePublication,Inc - Colorado-USA'Los Schnauzer' de Fiorenzo Fiorone pela editora De Vecchio - Barcelona-EspanhaThe New Miniature Schnauzer, by Dan Kiedrowski HOWELL Book House New York

Nenhum comentário: