segunda-feira, 17 de março de 2008

CASA NA ROCHA



CASA NA ROCHA


Há um trecho das Escrituras que diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”. O falar de Jesus é simples e de fácil entendimento. Nesse trecho, vemos que o que nos falta não é conhecimento da verdade, mas prática da verdade. Todos os nossos sofrimentos são resultantes de nossa resistência em praticar os mandamentos divinos. Se ouvirmos o falar do Senhor e nos rendermos às Suas determinações, não precisaremos sofrer.
Note que Deus Se revela apenas para os pobres, para os humildes. Pobre não é alguém desprovido de bens materiais e de dinheiro. Pobre é aquele que está pronto para ouvir e obedecer ao falar divino. Conseqüentemente, rico é aquele que está cheio de si mesmo e não quer ouvir, e muito menos obedecer ao Senhor. Humildade não está relacionada à pobreza material, à condição financeira. Ser humilde é ter realidade de nossa fraqueza e impotência perante o Senhor.
Precisamos reconhecer Deus atrás dos sucessos que temos, caso contrário, Ele permitirá que esses sucessos sejam transformados em fracassos. Quando endurecemos o coração ao falar do Senhor, somos tratados duramente por Ele. Porém, mesmo assim, devemos glorificá-Lo, porque através do sofrimento Ele nos fará obedecer à Sua vontade. Note que quando estamos em intensa tribulação, queremos compreender o porquê de estarmos sendo tratados com dureza. E é justamente nessa hora que o Senhor se cala e nada nos responde. Isso ocorre porque o Senhor só nos explica os motivos de Seu agir quando vê que nos humilhamos e nos rendemos a Ele. Deus espera o momento em que desistimos de saber o porquê das dificuldades para então falar conosco.
Os cristãos se iludem de que suas vidas irão melhorar porque são filhos de Deus, ou que acontecerá um “clique mágico” que transformará suas vidas. Em Mateus 7:21 Jesus nos ensina: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” E continua em João 9:31: “Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende”. A realidade é que o Senhor mudará nossa vida a partir do momento em que obedecermos aos Seus mandamentos. A chave de nossa vitória está em conhecer a verdade e praticá-la!

Nenhum comentário: