segunda-feira, 24 de março de 2008

A ORTODOXÍA DA IGREJA : AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE

A ORTODOXÍA DA IGREJA: AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE
A Ortodoxia da Igreja: as Sete Igrejas de Apocalipse (Watchman Nee)Capítulo1-A IGREJA EM ÉFESOLeitura da Bíblia: Apocalipse 2:1-7A igreja em Éfeso é uma profecia a respeito da condição do primeiro estágio da igreja depois dos apóstolos. A Era Apostólica foi antes de 96 D.C. Depois do anos 96 a Era Apostólica aparentemente acabou, e muitas coisas erradas começaram a ser infiltradas. Uma vez que este é um livro de profecia, os nomes no livro também são proféticos. “Éfeso” em grego significa “desejável”. A igreja que continuou após a igreja apostólica ainda era desejável.O Senhor disse: “Conheço as tuas obras, assim o teu labor como a tua perseverança”. O pronome “teu” usado nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse, está no singular. Entre as sete igrejas, cinco foram censuradas, uma não recebeu nem censura nem louvor, e apenas uma foi louvada. Éfeso é uma das que foram censuradas. Mas, aqui o Senhor primeiro fala ao mensageiro de Éfeso sobre a realidade espiritual. Alguns acham que o senhor tenta dizer algo bom antes de censurar para que sendo censurada ela não se sinta mal, como se o Senhor fosse diplomata. Mas não é assim com o Senhor. Aqui, o Senhor expõe a realidade espiritual da igreja. Há algo chamado realidade espiritual que existe independente da condição exterior. Embora os israelitas fossem indignos à vista dos homens, contudo, por meio de Balaão, Deus disse que Ele não viu iniqüidade em Jacó (Nm. 23:21). Não é que Deus não veja; pelo contrário, Ele vê, contudo, não enxerga nada errado. Não é que os olhos de Deus possam ver melhor que os nossos, mas que Deus vê a realidade espiritual.Não nos é difícil ver que a condição da igreja hoje está desolada. Algumas vezes achamos que certo irmão ou irmã estão igualmente desolados. Mas, se os filhos de Deus são iluminados pelo Senhor, eles verão que suas muitas fraquezas e falhas são mentiras. Se a realidade espiritual é verdadeira, então tudo aquilo é mentira. Por exemplo, considere um garotinho que foge para a rua e volta coberto com lama. Embora ao entrar em casa ele esteja sujo, eu digo que ele é limpo e bonito. É verdade que seu corpo está coberto com sujeira, mas a sujeira não veio dele. Uma vez lavado, ele ficará limpo novamente. Cada filho de Deus deve ver que mesmo antes de ser lavado, ele é bom. A sujeira é uma mentira; a realidade dele é boa. Hoje a igreja não parece tão gloriosa quanto Deus diz, mas hoje, a igreja é gloriosa. Se você tem discernimento espiritual, embora a igreja não esteja lavada, você ainda consegue ver que ela é boa. Por essa razão, você também pode agradecer a Deus continuamente pela igreja. Hoje, a igreja é gloriosa, sem mácula, sem ruga, nem coisa semelhante (Ef 5:25-27). Sem mácula significa sem pecado, e sem ruga significa não envelhecida, sempre conservando seu frescor diante do Senhor. Deus disse que a igreja de Éfeso é boa; sua realidade espiritual é boa.“E que puseste à prova os que a si mesmo se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos.” O Senhor diz algo sobre provar os apóstolos, o que prova que após a Era Apostólica ainda havia apóstolos na igreja. Se houvesse apenas doze apóstolos, então todos eles teriam de perguntar se o declarado apóstolo era João ou não. Se não fosse João, então ele não poderia ser um apóstolo, porque nessa época todos os onze apóstolos haviam morrido e restava apenas João. A necessidade de os apóstolos serem provados confirma que após os onze apóstolos houve ainda mais apóstolos.“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.” A palavra “primeiro” em grego é “prôten”. Isto se refere não apenas à primazia em tempo, mas também em natureza. Em Lucas capítulo 15, o pai deu a melhor veste para vestir o filho pródigo; a palavra “melhor” também é “prôten”.“E se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” As igrejas, nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse, são não apenas proféticas, mas também as igrejas que estavam em sete localidades na Ásia. É extraordinário, porque a história diz-nos que por mais de mil anos, não tem havido igreja em Éfeso. O candeeiro foi removido; mesmo a sua aparência exterior foi removida. Hoje em dia há igrejas em Corinto, Roma, e assim por diante, mas nenhuma em Éfeso. Porque ela não se arrependeu, o candeeiro foi removido.“Tens, contudo, a teu favor, que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.” Os nicolaítas não podem ser encontrados na história da igreja. Uma vez que Apocalipse é um livro de profecia, ainda devemos atentar para o significado da palavra. “Nicolaíta” em grego é composto de duas palavras. “Nikao” significa “conquistar” ou “sobre outros”. “Laos” significa “povo comum” ou “povo secular”, ou “laicado”. Então “nicolaíta” significa “conquistando o povo comum”, “subindo sobre o laicado”. Nicolaítas, portanto, refere-se a um grupo de pessoas que se auto-avaliam muito acima dos crentes comuns. O Senhor está acima, os crentes comuns estão abaixo. Os nicolaítas estão abaixo do Senhor, contudo acima dos crentes comuns. O Senhor odeia o comportamento dos nicolaítas. A conduta de elevar-se sobre a acima dos crentes comuns como uma classe mediadora é o que o Senhor detesta; é algo para ser odiado. Mas, naquela época havia somente o comportamento; este ainda não se havia tornado um ensinamento.No Novo Testamento há um princípio fundamental: todos os filhos de Deus são os sacerdotes de Deus. Em Êxodo, capítulo 19, Deus convocou o povo de Israel dizendo: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardares a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa." Deus ordenou no princípio que toda a nação fosse sacerdotes; mas, não muito tempo depois, ocorreu o incidente da adoração ao bezerro de ouro. Moisés quebrou as tábuas da lei e disse: Quem estiver do lado de Deus, mate o seu irmão. Naquela ocasião, os levitas permaneceram do lado do Senhor, e como resultado, naquele dia três mil israelitas foram mortos (Ex. 32:25-29). Doravante, somente os levitas poderiam ser sacerdotes: o reino de sacerdotes tornou-se uma tribo de sacerdotes. O restante do povo de Israel não poderia ser sacerdote, e deveria depender dos levitas para que estes fossem os sacerdotes em seu favor. A classe sacerdotal no Velho Testamento era uma classe mediadora. Mas, no Novo Testamento, Pedro diz: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus" (I Pe. 2:9). Nós, a igreja, somos sacerdotes; isto retorna à condição do início. Apocalipse 1:5-6 diz que todos quantos foram lavados no sangue são sacerdotes. Os sacerdotes são encarregados dos negócios de Deus; cada crente está encarregado dos negócios de Deus. Não deve haver uma classe mediadora na igreja. A igreja tem apenas um sumo sacerdote, o Senhor Jesus.Antes de haver mudança na igreja, todos os crentes cuidavam dos assuntos do Senhor. Mas, depois dos apóstolos, esta condição começou a mudar; os homens começaram a perder o interesse quanto à questõa de servor ao Senhor. Quando a Igreja Católica Romana começou (na época de Pérgamo), havia poucos que eram salvos, mas muitos eram batizados; portanto, incrédulos encheram a igreja. Então apareceu um grupo de "clérigos". Desde que havia membros que não eram espirituais, que deveriam eles fazer? Dizer-lhes para colocarem de lado o livro da contabilidade e pegar a Bíblia para pregar, não seria conveniente. Assim, um grupo de pessoas foi separado para ter cuidado especial pelos assuntos espirituais, enquanto o restante fazia o trabalho secular. Portanto, o "clero" foi produzido contrariamente ao desejo de Deus. Deus deseja que todos quantos fazem trabalho secular tomem conta dos assuntos espirituais.Na Igreja Católica Romana, distribuir o pão, impor as mãos, batizar, etc., é tudo realizado pelos padres católicos; mesmo casamentos e funerais davem ser dirigidos pelo "clero". Na igreja Protestante há os pastores. Para doenças, chame o médico; para assuntos legais, chame o advogado; para assuntos espirituais, chame o pastor. E quanto a mim? Eu posso dedicar-me ao trabalho secular sem distração. Por favor, lembre-se, no taoísmo há os sacerdotes taoístas para cantar a liturgia para o povo; no judaísmo há sacerdotes para lidar com as coisas de Deus para os homens; mas na igreja, não deve haver qualquer classe mediadora, porque nós mesmos somos todos sacerdotes.É por essa razão que nestes vinte anos temos gritado a respeito do "sacerdócio universal". Abel pôde oferecer sacrifício; assim como Noé. No início todo o povo de Israel podia oferecer sacrifícios; mas mais tarde, por causa do incidente do bezerro de ouro, eles não mais podiam oferecer sacrifícios por si mesmos. Deus diz que cada crente pode vir diretamente a Deus. Mas, agora, há o pessoal mediador na igreja. Hoje há os nicolaítas na igreja; então o cristianismo tornou-se judaísmo.O Senhor fica satisfeito com os que rejeitam a classe mediadora. Se o snague o lavou, você tem participação direta nos assuntos espirituais. A igreja pode ser fundamentada apenas sobre esta base; do contrário é judaísmo. Portanto, aquilo pelo qual lutamos não é somente a questão de seitas, mas a questão do privilégio do sangue. Hoje [1945, quando as mensagens foram proferidas] há três categorias principais de igrejas no mundo: uma é a igreja do mundo, isto é, a Igreja Católica Romana; outra são as igrejas estatais, tais como a Igreja Anglicana e a Igreja Luterana; e a outra, são as igrejas independentes, tais como a Igreja Wesleyana, a Igreja Perbiteriana, etc. Na Igreja Católica Romana há o sistema sacerdotal (católico), na Igreja Anglicana há o sistema clerical, e nas igrejas independentes há o sistema pastoral. Tudo o que vemos é uma classe mediadora, a qual se encarrega dos assuntos espirituais. Mas, a igreja que Deus quer estabelecer é aquela na qual Ele coloca todo o evangelho sem a classe mediadora. Tudo o que excede quando o evangelho todo entra não pode ser a igreja."Quem tem ouvidos ouça o que Espírito diz às igrejas." O Senhor fala da mesma maneira a todas as sete igrejas, mostrando que não somente a igreja em Éfeso necessita ouvir, mas todas as igrejas deve ouvir."Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus." A intenção original de Deus para o homem é que ele coma o fruto da árvore da vida. Agora Deus diz que podemos ir diretamente a Ele, e agir de acordo com a Sua intençõa original. A questão não é o que a árvore da vida é; em vez disso, a questão é se você está disposto a seguir a intenção inicial de Deus-comer o fruto da árvore da vida no jardim de Deus. Apenas os vencedroes podem comer. Todo aquele que retorna à intenção e exigência original de Deus é um vencedor

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