segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CARNAVAL: ALEGRIA NA TERRA, TRISTEZA NO CÉU

A Alegria carnavalesca aqui na terra, é assistida com tristeza no Céu.

Vem aí o carnaval 2008. As comemorações de fim e início de ano no Brasil, oficialmente são o começo, desta que é a maior de todas as festas comemoradas em chão brasileiro.
Pelo seu poder de atração sobre turistas do mundo inteiro, recebe da cúpula governamental do país, a maior atenção, pois, não só é motivo para um grande extravasamento do riso e alegria, da força erótica e do incomum, como principalmente é um importante fator de divisas.
O espetáculo é de grande monta requerendo quase sempre todo ano de preparações. E não só isso, carnavalescos são preparados muitas vezes a vida inteira com vistas à carnavalização. Afinal, nosso país vive - ninguém pode negar isso - debaixo de uma verdadeira cultura pró-carnavalesca.
E, a coisa chega a ser tão contagiante, que até no meio cristão, que há muito já foi mistificado, segmentos há, que namoram não muito à distância estas ocasiões.
Mas, o apóstolo Paulo nas suas orientações éticas para a família cristã, quando escreve aos efésios faz uma interessante advertência aos pais, no que diz respeito à criação de filhos. Ele diz que os filhos principalmente devem ser criados na disciplina e na admoestação do Senhor. O texto está em Efésios 6.4b.
Portanto, a orientação do apóstolo é que cabe aos pais dar aos filhos, uma formação que está acima de tudo voltada para o Senhor. Além da instrução e correção apropriadas à educação cristã como convém, acima de tudo, deve haver uma atitude sincera com relação à adoração ao Senhor. Adoração e lealdade ao Senhor devem começar cedo nas famílias brasileiras, se quisermos ser um país de verdadeiros adoradores. É claro, que adoração ao Senhor e folia de momo são duas coisas completamente antagônicas.
Assim, o combate a toda esta cultura pró-carnavalesca existente em nosso país deve começar cedo nos lares, com a formação cultural de nossos filhos. Precisamos despertar em nossos filhos o sentimento de não conivência, de não cumplicidade e de acirrada oposição à carnavalização. Não podemos nos manter eternamente calados, vendo essa aberração cultural, de franco extravasamento de instintos animalescos invadindo as cidades, os lares e os corações menos despreparados.
Você já pensou, se todo o dinheiro e energia, que são gastos anualmente para os festejos carnavalescos fossem destinados, para a propagação e engrandecimento do reino de Deus no nosso país, e o que faria?
Cruzar os braços e assistir tudo isto extasiado, não vai mudar jamais a situação. Cabe a nós cristãos crermos no milagre e tomarmos posição na batalha, pois a aculturação através de nosso testemunho eficaz é a única arma que temos em mãos.
Não tenho dúvidas ao afirmar, que toda a alegria carnavalesca aqui na terra é assistida com tristeza no céu. Vamos orar, para que o nosso povo esteja pronto, não para abrir serpentinas, mas para abrir a Palavra de Deus.
Que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário: