quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

SIMPLESMENTE JESUS

Simplesmente Jesus
Vida Cristã não é apenas freqüência em uma reunião ou um encontro do grupo caseiro, ou que damos e fazemos para o Senhor, mas sim o que somos para Ele e o que o Senhor é para nós.

Simplesmente Jesus


O QUE DEUS QUER? A realização do seu propósito Eterno, Ele quer ser Pai de uma grande família. Tudo o que Deus criou Ele criou para o seu propósito, Ele quer ser o Pai de uma grande família, aleluia! Esta verdade precisa arder em nossos corações cada vez mais.

O QUE PODEMOS ENTENDER SOBRE VIDA CRISTÃ?

Vida Cristã não é apenas freqüência em uma reunião ou um encontro do grupo caseiro, ou que damos e fazemos para o Senhor, mas sim o que somos para Ele (o ser precede o fazer) e o que o Senhor é para nós. A vida cristã é uma vida em Cristo, em seu propósito, é uma vida voltada e concentrada nesse propósito.


“Todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”. (Atos 5:42)

TODOS OS DIAS = uma vida de unidade e perseverança no propósito de Deus. A Igreja prosseguia todos os dias naquilo em que eles mesmo foram conquistados (Fil.3:13)

NO TEMPLO = No Pórtico de Salomão – os discípulos não tinham acesso ao templo, somente os sumo-sacerdotes, e nem os gentios convertidos poderiam entrar no pátio do templo, somente os judeus. O encontro dos discípulos era no Pórtico de Salomão, nas escadarias, a rua era o lugar do encontro.

E DE CASA EM CASA = um lugar que expressa a unidade e intimidade na vida dos discípulos. Vínculo, aliança, união, transparência, compromisso, cuidado, proteção, etc.

NÃO CESSAVAM = não perder tempo, se ocupar com a vontade de Deus e o seu Reino – II Cro. 29:11/ Ef.5:16 – aproveitar cada oportunidade/ Col.1:29 – Paulo declara: me afadigo, esforçando-me o mais possível... Temos que dar e fazer o máximo e não o mínimo possível.

DE ENSINAR = Ensino – Didaké. Mt.5,6,7 – Ensinar tudo o que Jesus mandou ensinar – Mt.28:20

E DE PREGAR = Pregar – Kerigma – Proclamar – Anunciar – Evangelizar – proclamar aos contatos, não só os discípulos mais principalmente os líderes.

JESUS, O CRISTO = O nosso único tema. (Rm.11:36) – temos que convergir tudo, todas as coisas na pessoa de Cristo Jesus.

O Nome Jesus significa: Deus Salva
O Nome Cristo significa: Ungido
Deus Salva pelo o seu ungido, Aleluia!

Em I Coríntios 3:11 o apóstolo Paulo declara: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é JESUS CRISTO”.

Em Mateus 16:13-19, Jesus pergunta para os seus discípulos: Quem diz o povo ser o filho do Homem? E Pedro lhe responde: v.16 – Tu és o Cristo (o Ungido, porque Pedro podia ver a unção que estava nEle) o filho do Deus vivo. Não era uma revelação de Pedro, mas do próprio Deus que estava presente revelando qual era a sua vontade para a vida da Igreja e o seu fundamento.
v.17b: não foi carne e nem sangue que to revelaram, mas meu Pai, que estás no Céus. No mesmo capítulo de Mateus 16, Jesus faz uma afirmação sobre a sua Igreja: “...Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Aqui, neste texto, Jesus esta falando sobre a pedra, o fundamento que é Ele mesmo e sobre a sua Igreja, fundamentada sobre esta rocha eterna Cristo Jesus.

O fundamento da Igreja é a palavra de Deus, a palavra viva, o verbo vivo – Jo.1:1-3. A igreja em Atos não trazia um ensino e uma pregação sobre uma nova doutrina ou mais um método, mas sim sobre uma pessoa, a pessoa de Cristo Jesus, o verbo que se fez carne e habitou, tabernaculou entre nós o único fundamento. Esta deve ser a atitude e compromisso da Igreja hoje, assim como em Atos temos que continuar a divulgar e proclamar a pessoa de Cristo Jesus, sua vida e obra, e não mais uma doutrina ou ministério. A igreja hoje precisa se comprometer com este ensino e proclamação tanto nas ruas com de casa em casa: Jesus Cristo, o Kirius de Deus, o Senhor Absoluto, o Deus que Reina.

“A verdadeira Igreja ela é edificada por Jesus e não por métodos e modismos humanos, mas baseada inteiramente na palavra viva que é a própria pessoa de Jesus gerada em nós pelo o seu Espírito.”


Para a igreja Primitiva em Atos, pregar o Evangelho não era nada mais do que anunciar Cristo:

ATOS 4:8-12 - Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos, 9 visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado, 10 tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. 11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

ATOS 2:22 - Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;
ATOS 3:19-20 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,

ATOS 5:42 - E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.

ATOS 8:35 - Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.

ATOS 9:20- E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.

ATOS 13:23 - Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel o Salvador, que é Jesus,
ATOS 17:3 - expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.
ATOS 17:18 - E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição.
ATOS 18:5 - Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus.


O que era determinante na vida de nossos irmãos em Atos dos Apóstolos?

Eles perseveravam na: doutrina dos apóstolos (Mt.28:18-20/Mt.5,6,7), na comunhão, no partir do pão, nas orações. Estavam juntos e tinham tudo em comum (o mesmo propósito e não vários, o mesmo sentimento).
Tinham uma vida de adoração – v.47- Louvando a Deus e caindo na simpatia do povo.

Viviam com simplicidade, não inventavam nada, eles dependiam do Espírito Santo. 2 Coríntios 11:3 - Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

Viviam uma vida de intimidade com Deus (Oração, palavra, jejum, adoração e louvor).

Criam no poder de Deus.

Pregavam o nome de Jesus e davam testemunho de sua ressurreição.



É possível vivermos assim ainda hoje? Como? É possível sim! Precisamos reconhecer a Presença o poder e o propósito de Deus.

Nós encontramos duas menções sobre à Igreja nos evangelhos (Mt.16 e 18). A ênfase do ensino de Jesus foi sobre o Reino de Deus na vida dos discípulos, o seu governo (Lc.17:20-21), O Reino transformando o interior de cada discípulo, e assim o Reino transformando a Igreja e não a Igreja transformando o Reino para a sua vontade.

“...Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mc.8:34)

“Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lc.14:33)

“...Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lc.9:23)

“Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.” (Lc.6:22)

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.” (Mt.5:10-11)

“Ora, todos os querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. (2 Tm.3:12)

“Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus.”(I Pe.4:14)

Os discípulos devem estabelecer o Reino de Deus e não o seu “reino” ou sua religião “sua igreja” ou a sua denominação, apenas o Reino de Deus e nada mais!

E os que desprezam qualquer tipo de governo e não se colocam debaixo de autoridade?

II Pe.2:9-10 - É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo,Especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores.

EXISTEM DOIS TIPOS DE EVANGELHOS PREGADO HOJE:

O Evangelho de coisas – um amontoado de coisas e “penduricalhos”
O Verdadeiro evangelho, do Reino – Onde Cristo é tudo, “apenas isso”.
JESUS – O VERBO DE DEUS

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas.2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. Hebreus 1:1-3

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.2 Ele estava no princípio com Deus.3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Jo.1:1-3

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:14

O propósito final de Deus é Cristo Jesus, o filho amado. Tudo é através de Cristo e por meio de Cristo. Ele é o centro de todas as coisas, Ele é o tudo de Deus.

Deus não nos deu muitas coisas, Ele nos deu Cristo, o Cristo de Deus é o tudo em nós! ALELUIA!!!

A vida Cristã não são coisas, a vida cristã é Cristo, tudo em todos – Col.3:11 - no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.


O testemunho que encontramos no livro de Hebreus diz: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a que constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo - (Hebreus 1.1,2).
E o evangelho de João atesta: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus – E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (João 1.1,14).
Jesus é o Verbo – a Palavra – de Deus por excelência – Pois o enviado de Deus fala as palavras dele (João 3.34). Jesus é a Palavra de Deus.

O GRANDE DESAFIO DA IGREJA HOJE: Permanecer na Verdade – Em CRISTO! Fil.3:16 - Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

O que recebemos? Uma religião? Uma doutrina de homens? Não! Nós recebemos uma pessoa, JESUS! Não pertencemos a uma religião, somos membros de Cristo, pertencemos a Ele, Ele é o cabeça da Igreja, o fundamento dos apóstolos e profetas.

Ef.2:20-21 - edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor.

OUTROS ENSINOS – Ensinos, mensagens que não são baseados na palavra de Deus e em Cristo, o único fundamento, são apenas argumentos. O único fundamento da Igreja é Cristo, apenas Ele.

Gal.1:6-9 - Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.

II Pe.2:1-3 - Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 -E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

O conselho de Jesus a todos que são seus discípulos: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito - (João 15.7).

Nenhum comentário: