sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

ÁS VIÚVAS

Estarei falando para a realidade das mulheres que estão desquitadas, divorciadas, viúvas abandonadas pelo marido.São mulheres enfrentando situações duras, situações de desprezo e rejeição. Por isso, este tema : mulheres enfrentando a realidade da vida.Mas cremos na cura da alma , na restauração e cura de feridas, em um exclusivo nome Jesus. - Queridas precisamos enfrentar a realidade e chamá-la pelo seu próprio nome, buscando a cura da alma, a cura do corpo e enxergar o que o Senhor nos deixou em Romanos 12:2- NÃO VOU ME CONFORMAR COM PRESENTE SÉCULO,MAS IREI EXPERIMENTAR QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS PARA MINHA VIDA!!VIÚVAS - Elas vivem os mesmos problemas em qualquer parte do mundo. São sofredoras, emotivas, românticas e saudosas. Saudade é um fenômeno universal. O gelo não esfria um coração saudoso, resultado da ausência. A parte mais marcante na vida de uma viúva é a saudade. A memória fica grávida; e mesmo nessas horas aquele marido que a fez sofrer,quando parte ganha a fisionomia de heróis e os piores momentos são enterrados junto com ele. Então começa a relembrar os grandes momentos. Em alguns casos é assim, em outros não. Estou apenas afirmando que a saudade existe no coração. Com a saudade surge muitas vezes a carência. O marido se foi ,a cama fazia , não tem mais aquele que te esquenta. Isto acontece muito com viúvas novas, a própria ausência dele necessita de uma companhia ,gostaria que fosse ele, mas ele não vem.E tudo que ela toca, traz às vezes a memória dele. Mas como a memória não tem corpo,a sua carência acaba reclamando; é um momento de dificuldade para as viúvas.- A insegurança também surge , pois o marido é que pagava as contas, o aluguel , trazia o sustento para casa - E quando ele se vai, o que fica é uma enorme insegurança. - Alguns podem até ajudar esta viúva, por exemplo, filhos , irmãos , pais, mas não consegue preencher a ausência do esposo.- E por causa deste processo , as mulheres viúvas passam a ter alguns problemas que se chamam : auto-piedade( pobre de mim, o que será de mim? ) auto-comiseração (ninguém me ama, ninguém me quer, sou infeliz, ) algumas se revoltam contra todos e contra Deus. Outras passam a ser mulheres amargas, pois o seu esposo deixou , além de saudades, dívidas, filhos para criar.- Muitas delas nunca trabalharam na vida, sua profissão é : do Lar. - E depois de seus 40 anos têm que aprender fazer algo, pois a pensão que ele deixou não dá para manter o padrão de vida que tinha (isto é, quando ele deixa a pensão).- Através destes sentimentos , ela passa a ter problemas na alma (falta de perdão) Pois a vida não teve misericórdia dela, e passa até ter problemas no corpo.- Em Salmos 32:3 declara: " Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todos os dias" ( o ressentimento transforma-se em mágoa e seca os ossos através traz doenças conhecidas como psicossomáticas tais como: artrite, artrose, úlcera etc.,e a causa da morte -'Ressentimento -".- Mas se abrirmos nossos corações e reconhecermos que o Senhor é o nosso marido, como está escrito em Isaias 54:5, ele está pronto para suprir as necessidades e o vazio de cada área da sua vida. O filho, o pai, a mãe, não conseguem suprir 100% este vazio, mas Jesus, ele pode. Em Salmos 23 no original diz que 'O eterno(Deus) é o meu pastor e por isto nada me pode faltar, ele me faz repousar em campos verdejantes,conduze-me as águas tranqüilas, e restaura a minha alma.- Quero deixar para você viúva, o exemplo de Rute e Noemi. - O exemplo de Rute uma viúva nova e Noemi uma viúva idosa. - Rute - a Bíblia diz que seu casamento durou 10 anos. Como ela enfrentou a realidade daquela época? Rute no cap.1:16 e17 Noemi diz para cada uma de suas noras seguir seu caminho, voltar para sua família seu povo, pois ela já era velha não tinha filhos e não poderia gerar mais filhos para elas, e não teria mais nenhum vínculo de parentesco.Mas Rute estava disposta a mudar sua vida, ela não quer ficar no lugar de uma mulher que só vive de lembranças, de lugares, de situações de frustrações, de coitada, e rejeitada. 1a lugar- Rute se levantou daquele estado de luto de tristeza,tomou uma posição - No vers. 16 e 17 ela diz para sua sogra: Não instes para que te deixe,e me obrigue a não seguir-te,porque aonde quer que fores , irei eu,e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres , morrerei eu, e aí serei sepultada; 'Faça-me Senhor o que bem lhe aprouver, se outra cousa que não seja a morte me separar de ti. - Neste momento creio que houve um fortalecimento uma cura na vida de Noemi, pois Noemi era uma mulher idosa e estéril, num país estrangeiro marcada pelas surpresas da vida, perdeu filhos e esposo e estava fora de sua terra.- De repente Rute estava disposta a deixar suas crenças, seu povo, para fortalecer uma amizade e os vínculos parentesco.- Creio que Noemi, neste momento, se sentiu amada, importante e não se sentiu só. - No livro de Caio Fabio ele relata isso como " um sentimento de casamento, fidelidade". - Rute resolveu abrir-se para o novo. " Ela foi à luta, começou trabalhar". - A história diz que ela começou a trabalhar nas terras de Boaz , era da família de Elimeleque (esposo de Noemi) - QUAL O RESULTADO DE SEU TRABALHO? - Rute não precisou ficar pegando espigas após os segadores( como migalhas)No cap. 2:11 e12 diz que Boaz soube o que ela estava fazendo por Noemi e agradeceu, e no ver. 15 Boaz dá ordem aos seus servos dizendo: até entre as gavelas (feixes de espigas) deixai-a colher e não sensureis.QUAL O RESULTADO DE SUA AMIZADE POR NOEMI? - Noemi aconselha Rute no cap. 3:1 a 5 diz: minha filha, não hei de buscar-te um lar para que sejas feliz? E no vers. 4 ela explica o que Rute teria que fazer para se casar com Boaz. No vers. 5 Rute responde a Noemi: "Tudo que me disseres te farei"E o resultado foi o casamento de Rute com Boaz no cap. 4:1 ao 17, Rute teve um filho e disse a Noemi: "este será restaurador da tua vida, e consolador da tua velhice. E Noemi tomou o menino e o pôs no regaço e entrou a cuidar dele".- O conselho de Rute como uma viúva nova é : fortaleça sua amizades, não se isole, trabalhe, se ocupe, não se entregue a solidão, e sentimentos de perda. Lute. Em I Tim.5:11 diz: "Rejeita as Viúvas moças, porque, quando os atrativos da paixão as partam de Cristo, querem casar-se de novo... além disso, ociosas, habituam-se a andar de casa em casa; não somente ociosas, mas também tagarelas e intrigantes, falando o que não devem. Quero pois, que as viúvas moças se casem, criem filhos e que governem bem a sua casa, para não dar a ninguém o ensejo de crítica". - O conselho de Noemi como uma viúva idosa é: não perder a vontade de viver, o amor pela vida . Fazer como Noemi que não se tornou dependente de ninguém , cap.1:8 , ela desejou felicidades, o melhor para suas noras.- Era uma mulher cheia de esperança , Noemi não punha peso sobre ninguém. - Ela não tinha idade pra ter filhos e nem para se casar novamente, no cap. 1:11 e 12, no seu coração ela tinha ficado velha , mas em sua mente ousava falar em marido, vida e felicidade. No lugar de luto , houve festa na vida de Noemi.- " Peça para Deus te mostrar os Dons que você tem"! - Em Tito 2: 3 e 4 Diz: mulheres idosas sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem. A fim de instruir as jovens recém casadas a amarem a seus maridos e filhos.Em I Tim.5:3 diz: " Honra as viúvas que são realmente viúvas... A verdadeira viúva, aquela que ficou sozinha no mundo, põe a sua esperança em Deus e persevera noite e dia em orações e súplicas. Aquela pelo contrário, que vive nos prazeres, está morta, embora pareça viva". "A pior fase de uma mulher, é aquela que ela não sabe viver. " O diabo odeia uma mulher decidida em Cristo!!!

Nenhum comentário: