domingo, 6 de janeiro de 2008

A ÁGUA DA VIDA

João - 7 - 37 : 38
INTRODUÇÃO:1. Jesus estava em Jerusalém, por ocasião da Festa dos Tabernáculos, cujas festividades se prolongavam por 7 dias. Durante esta festa, o participante, enchia um copo de água no Tanque de Siloé, e saia em procissão ao Templo, cantando os Salmos 113 a 118.2. Utilizavam a festa para comemorar o fato histórico de Êx 17 e para agradecer as chuvas que regavam as plantações. No último dia, o povo formava um circuito por 7 vezes em volta do altar cantando "Hosana", ao mesmo tempo em que batiam sobre o altar ramos de salgueiro e palmas. Este dia era chamado o "Dia do Grande Hosana", ou "Dia de Agitar os Ramos".3. Neste contexto histórico, Jesus faz "ALGUMAS REVELAÇÕES SOBRE A ÁGUA VIVA":I - ELE, JESUS AFIRMOU SER A ÁGUA VIVA - VS. 371. I Co 10.1-5, "1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, 3 e todos comeram do mesmo alimento espiritual, 4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto". Neste texto, Paulo compara Jesus à pedra que produziu água no deserto. Comparar com Êx 17.1-7.2. A água natural cria dependência. A água espiritual, resolve a situação para sempre, Jo 4.13-14, "13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Jesus estava neste texto conversando com a mulher samaritana".3. Jesus convida você para beber dele, Vs. 37, "Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba".II - TODOS TÊM ACESSO Á ÁGUA VIVA1. Porém, é necessário ter sede, Vs. 37, "Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba".a. Sl 42.2, "A minha alma tem sede do Deus Vivo".b. Is 55.1, 6, "1 ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. "Sede, necessidade, busca".2. A fé é o elemento indispensável, Vs. 38, "Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva". Vejam alguns textos que falam desta crença em Deus:a. Hb 11.6, "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". b. Deus é Espírito, Jo 4.24, "Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade". c. Como Espírito não é visível. O "mostra-nos o Pai" de Jo 14.8, "Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. indica que Felipe queria ver alguma coisa".d. É preciso ter fé para salvação eterna.d.1. O fato de você crer em Deus, não lhe dá o direito à vida eterna, Tg 2.19-20, "18 Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem".d.2. Rm 1.16, "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego". Evangelho é o poder de Deus, para todo aquele que crê.d.3. At 8.26sess. "36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] É preciso crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus".3. Você quer beber desta água? É preciso ter sede, e crer pela fé.III - A ÁGUA VIVA TEM VALOR PERMANENTE1. Vs. 38. "Rios de água viva correrão de seu ventre". Você passa a ser "depositário" desta água conforme Jo 4.14, "mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna".2. Em outras palavras é "carregar Jesus no interior", Ap 3.20, "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo".3. I Co 6.17, 19-20, "17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. 18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo". Temos aqui a verdade de que nosso corpo é casa de Deus. 4. A expressão "Fonte que salte para a vida eterna", nos transmite a idéia de salvação eterna:a. Jo 6.47, "Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna". Indica o "crer", para ter vida eterna. A palavra "eterna", vem do grego "aion" - aion, que significa "sem princípio", ou "sem fim", o que sempre tem existido e existirá, o que existe para sempre.c. Jo 5.24, "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida".d. Jo 10.28, "eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão". Ninguém pode interromper a salvação de Jesus.5. Você não quer a Água Viva para ser em você um fonte que salte para vida eterna?CONCLUSÃO:1. Jesus é a Água Viva.2. Para ter Jesus, é necessário sentir sede espiritual. Toda vida é um deserto sem Jesus.3. Esta "Água", Jesus será uma fonte no seu interior.4. Em outras palavras, você precisa crer em Jesus.

Nenhum comentário: