sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

CAIM

CAIM


A Bíblia dá uma atenção especial à necessidade de buscarmos a Deus. Ela afirma que precisamos estar com Ele. No livro do profeta Isaías, no capítulo 55, versículo 6, está escrito: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Esse buscar que a Bíblia fala nada mais é do que ser uma pessoa próxima de Deus...
Nós, como filhos de Deus, devemos ter comunhão com o nosso Pai. Esse buscar nos possibilita estar perto do Senhor e receber a Sua vida. A segunda geração da humanidade, Caim e Abel, já tinha a preocupação de buscar ao Senhor. No livro de Gênesis, no capítulo 4, versículos 3, 4 e 5, podemos ver a maneira com que cada um buscou ao Senhor: Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta, ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Podemos ver que os dois irmãos queriam agradar ao Senhor, pois ambos se preocuparam em dar ofertas ao Senhor. Mas somente um deles conseguiu agradar a Deus. Somente uma daquelas ofertas teve a aprovação de Deus.
O Senhor já tinha revelado para Adão, pai de Caim e Abel, a forma de ofertar. Adão, assim como seus filhos, sabiam que o Senhor somente aceitava ofertas que tivessem o sangue de animais para que os pecados do homem fossem perdoados. Assim, tanto Abel como Caim, tinham consciência que o sangue de animais deveria estar presente na oferta que ambos fariam. Abel seguiu as instruções de Deus e por esse motivo, sua oferta foi aceita e agradou ao Senhor, mas não foi isso que aconteceu com o seu irmão, Caim.
Até podemos pensar que Deus foi injusto quando não aceitou a oferta de Caim. Mas, Deus deve ter uma razão para não ter se agradado daquela oferta. Não esqueça de que Caim sabia que o sangue de animais deveria estar presente na sua oferta, mas, de acordo com o que a Bíblia diz, Caim resolveu ofertar apenas o fruto da terra para Deus. Com isso, podemos ver que ele inventou uma nova forma de ofertar. Ele rejeitou o que Deus havia falado e resolveu mover uma oferta de acordo com a sua própria vontade. Mesmo sabendo que sua oferta não tinha nenhum sangue, conforme o ordenamento de Deus, ele resolveu desobedecer ao Senhor e ofertar algo que o Senhor não queria. Essa é a razão porque Deus rejeitou a oferta de Caim. Era uma oferta surgida na desobediência.
Mas, não foi somente Caim que não agradou a Deus. Muitos de nós não agradamos a Deus. O Senhor diz na Sua palavra que Ele deseja reinar sobre a nossa vida. Todos sabem que Ele é o único Senhor e que devemos ser salvos por Ele, mas será que você já foi salvo? A Bíblia diz que somente em Cristo podemos obter a salvação. Caso você se considere uma pessoa salva, essa salvação foi obtida em Cristo e por meio Dele? Nada impede de você se considerar uma pessoa salva, mas será que para Deus, você está salvo? Será que o Senhor te considera uma pessoa salva e obediente? Não seja como Caim, não invente formas de agradar a Deus. Agrade-O conforme a Bíblia nos ensina.

Nenhum comentário: