sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

OS BENEFÍCIOS DE VIVER PELA FÉ

OS BENEFÍCIOS DE VIVER PELA FÉ


É necessário que sejamos pessoas que vivem pela fé. Essa realidade é para muitos algo intocável, distante e impossível de ser alcançado. Realmente, para os incrédulos, o viver pela fé não é nada agradável. Viver pela fé implica mudar várias coisas em sua vida. E para homens incrédulos, as mudanças efetuadas pela obra do Espírito Santo, nem sempre são bem-vindas. Deus sabe que o nosso coração é resistente a qualquer tipo de mudança. Somos tradicionais, não estamos abertos às novidades da vida divina. Uma das maiores tradições no interior do homem é a justiça própria aliada à amargura e ao ressentimento. É uma forte tradição a de nos amargurarmos quando somos prejudicados. Não estamos abertos às novidades da vida, porque viver por essa vida de Cristo implica em perdoar, abrir mão de direitos que consideramos intocáveis. Mas a obra do Espírito um dia irá nos convencer de que melhor é o perdão do que a amargura, e que melhor é dar do que receber.
No primeiro capítulo do livro de Romanos, versículo 17, está escrito que “a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Vemos aqui que Deus deseja que vivamos pela fé. Viver por fé não é viver por tradições humanas, nem mesmo viver por aquilo que consideramos ser bom ou mal. Viver pela fé é viver segundo a Palavra de Deus. Muitos acham que viver pela fé é comprar várias coisas sem ter como pagar, mas crendo que Deus proverá o dinheiro para pagar todas as compras. Isso não é fé. Isso é ser irresponsável. Deus nunca mandou na Sua Palavra você gastar além do que pode, mas Ele diz que você está limitado por aquilo que ganha.
Fé não é um pensamento positivo; é obediência. É você crer que Deus cuidará de sua vida se você estiver na plena obediência a Sua palavra. Para muitos isso não é fé, mas é escravidão, é viver debaixo de um jugo pesado. Mas o pior jugo é viver segundo nosso próprio coração e tradições. Isso é um jugo, porque nunca seremos vitoriosos se vivermos de forma oposta à Palavra. Viver na desobediência é uma escravidão porque você nunca irá desfrutar da vida de Deus.
Viver pela fé é abandonar o que eu penso que é bom para receber apenas a Palavra de Deus como a única verdade. Toda a nossa vida está trancada na amargura, simplesmente porque não cremos que perdoar é algo maravilhoso. Olhamos apenas para a dor que sentimos ao liberar o perdão em favor de alguém que nos fez algum mal, mas não olhamos para a vitória que esse perdão liberado nos dá. Se você só olhar para as perdas que o perdão traz, certamente você nunca perdoará. Mas olhe para os resultados. Quando você olhar para os resultados do perdão, você reconhecerá que vale a pena abrir mão do orgulho e da justiça própria para perdoar alguém. A humildade e a obediência são muito mais benéficas que a soberba e a rebelião. A vida de fé traz muito mais benefícios do que uma vida independente de Deus.

Nenhum comentário: