sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

CAMINHOS

CAMINHOS


Quando Deus formou o homem e o colocou perante duas árvores, a árvore do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida, o Senhor estava dando uma oportunidade para Adão exercitar o seu poder de escolha. Isso se chama livre-arbítrio ou, em outras palavras, significa que Deus formou o homem para que ele pudesse escolher o caminho que ele desejaria seguir. Isso é algo que está presente em todas as pessoas. Se você analisar a sua vida, verá que tudo o que você é e tudo o que possui são resultados desse seu livre arbítrio, ou seja, são resultados das escolhas que você fez durante toda a sua vida. Afinal, nós somos frutos de nossas escolhas!
O próprio Deus nos encoraja a exercitarmos o nosso livre-arbítrio. É isso o que a Palavra de Deus nos ensina. Deus precisa que tenhamos uma posição formada de buscá-Lo ou não. Nossa vida com Ele depende de nossas escolhas, sobre ler ou não Sua Palavra, de orar ou não e obedecê-Lo ou não. Você precisa entender que tais coisas estão em sua mão, debaixo de sua responsabilidade. Ao ler o Antigo Testamento e analisar o relacionamento de Deus com homens como Moisés e Abraão, você verá que o Senhor nunca impôs nada para eles. A única coisa que Deus fazia era encorajá-los a tomar decisões. Deus nunca obrigou e nem obrigará homem algum a seguí-Lo, porque esse seguir deve ser fruto de uma escolha individual. Deus nunca tomará decisões por você, porque tal encargo pertence a você e a mais ninguém. Veja o que Deus fala no livro de Jeremias, capítulo 21, versículo 8: “A este povo dirás: Assim diz o Senhor: Ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte”.
Esta passagem é mais uma prova de que Deus nos encoraja a tomarmos decisões. Ele sempre irá nos proporcionar circunstâncias em que poderemos exercitar o nosso livre-arbítrio. E hoje, Deus te proporcionará mais uma oportunidade, porque Ele precisa que você escolha o caminho em que deseja seguir. O seu relacionamento e sua comunhão com o Senhor dependem dessa escolha que você irá fazer. Há dois caminhos diante do homem, portanto, há duas oportunidades de escolha. Existe o caminho da vida e o caminho da morte. Veja que não há mais nenhum outro caminho diante de nós, apenas esses dois. Com isso, Deus está lhe dizendo que ou você está no caminho da vida ou no caminho da morte. Neste caso, não há meio termo ou um caminho entre a vida e a morte. Há apenas a vida ou a morte. Qual é a sua escolha?
A vida representa o próprio Deus, na figura de Seu Filho, o Cristo vivo, sendo dispensado para dentro de nós. E a esse dispensar segue a nossa atitude. Se você está no caminho da vida, as suas atitudes e palavras denunciarão que você está na vida, pois estará buscando, com intensidade, conhecer e praticar o que Jesus Cristo nos deixou de ensinamentos. A morte significa que você está afastado do Senhor e da Sua Palavra. Em qual deles você está? Caso tenha dúvidas, faça agora a sua escolha. Deus precisa que você se decida entre a vida ou a morte. Sua vida com Deus depende dessa decisão!

Nenhum comentário: