sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

LANÇAR OS TIJOLOS

LANÇAR OS TIJOLOS


A ansiedade é o mal do século e atinge todos os níveis da sociedade. Neste mundo competitivo, ninguém fica imune a esse sentimento de insegurança, cuja vítima principal é a família. Vivemos um tempo de mudanças e, em ritmo acelerado, seja na política, na economia...tudo muda rapidamente. Os tigres asiáticos de ontem já não são os mesmos de hoje. Atualmente, a abertura da economia brasileira é uma realidade, inserindo o país no mundo globalizado. Tudo isso nos leva a trabalhar mais, estudar mais. É um constante processo de aprendizado. A sobrecarga de trabalho aumenta e nos sentimos condenados. Quando nos damos conta, nossos filhos já cresceram e estão saindo de casa. Os melhores anos ficaram para trás. Se não descobrirmos uma maneira de vencer a ansiedade, nossa vida perderá a qualidade e nossos filhos sofrerão as conseqüências.
O homem – um invento maravilhoso – não foi feito para andar ansioso. Fomos projetados para viver alegres, acordar-nos e deitar-nos com um sorriso no rosto. Em Filipenses 4:4 diz: “Alegrai-vos”. Essa é a ordenança de Deus para nós: “Vivam com alegria”. Mas como? A ordem diz: “No Senhor” e não nas circunstâncias à nossa volta, mas nEle, naquele nos fez. No versículo 5 diz: “Perto está o Senhor”, Ele está bem próximo de nós em todo instante. Como ficar livre da ansiedade, de maneira prática? A resposta está no versículo 6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça”.
Cada preocupação que nos sobrevém devemos lançar sobre Cristo em oração. Uma boa ilustração é o trabalho dos operários na construção civil. Quando transportam tijolos na vertical. Eles vão lançando os tijolos do nível mais baixo para o mais alto, andaime por andaime, até alcançar o teto. O trabalho anda mais rápido se cada tijolo for passado adiante, tão-logo seja recebido. Suponha que o operário do meio não passe adiante o tijolo recebido, ou se o operário que está no teto se recuse a receber os tijolos. Que acontecerá? O operário do meio morrerá esmagado pelo crescente peso. A nossa relação com a ansiedade é igual: Quando uma preocupação chega a nós, e nós deixamos de enviá-la a Deus para que Ele a carregue, então ela certamente nos esmagará. A segunda coisa que devemos fazer é dar graças a Deus por tudo. Darmos graças a Deus não só em momentos de alegria, mas também nos momentos difíceis. Só assim teremos paz!

Nenhum comentário: