sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

DEUS É SOBRENATURAL

DEUS É SOBRENATURAL


Falar dos atributos de Deus pode ser uma tarefa cansativa e desanimadora, especialmente se alguém a executa como “o exame clínico de um Ser sobrenatural”. Já li incontáveis obras teológicas que procuravam explicar Deus utilizando palavras com mais de três sílabas ou nove letras. A Bíblia não apresenta a doutrina de Deus como um conjunto de dogmas bem organizado, sem relação com a realidade da vida cotidiana. Deus decidiu revelar o seu caráter, diante da paz e da dor, da alegria e da tristeza, da graça e da ira, do nascimento e da morte, do amor e do ódio e inúmeras situações da vida real.
Aprendemos sobre a Lei de Deus por meio de um homicida chamado Moisés, sobre o culto a Deus por meio de um adúltero chamado Davi, sobre a Sua soberania por um sofredor chamado Jó e sobre a Sua graça por um rebelde chamado Pedro. Esses e muitos outros refletem o contexto terreno no qual Deus escolheu revelar-se à humanidade. E mesmo que, para isso, tenha usado os pecadores do passado para comunicar a verdade divina aos homens e às mulheres da atualidade. Hoje ainda podemos conhecer a obra extraordinária do Deus do qual eles falaram. O estudo acadêmico tem a sua utilidade e é interessante para o ministro e para quem estuda a Bíblia, mas é difícil conhecer a Deus com uma apresentação tão formal e acadêmica.
O nosso Deus não é um Deus doutrinário. Ele é sobrenatural! Afinal, este é o Deus que permitiu que o seu filho morresse por nós. É por causa do nosso relacionamento íntimo com Deus, pois fomos aceitos como filhos por meio de Jesus Cristo, que Ele deseja que o chamemos de “Pai”. O apóstolo Paulo diz em Romanos 8:15 – “Pois não recebestes o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual chamamos: Aba! Pai!”. A palavra Aba é o equivalente em aramaico a Pai.
Portanto se conhecermos a Deus, poderemos entender melhor como devemos viver. Temos que sair do cristianismo inconsciente, o qual não é suficiente para nos preparar, a fim de que enfrentemos as provações da vida.

Nenhum comentário: